Notícias

Tempo estável durante a madrugada de quinta-feira (21)

21/08/2014 00:30 - Quinta-feira

A Capital segue com tempo estável e durante as próximas horas ocorre apenas gradual declínio das temperaturas. No momento as estações meteorológicas automáticas do CGE apontam temperatura de 15ºC na maioria dos bairros. Em São Mateus, na Zona Leste, é observado 12ºC de temperatura. A umidade relativa do ar oscila acima dos 80%.

Na quinta-feira (21), o amanhecer terá termômetros por volta dos 12ºC, e o predomínio será de sol com poucas nuvens durante todo o período. Essa condição facilita a elevação das temperaturas, que chegam facilmente aos 27ºC. As taxas de umidade entram em declínio, com valores próximos dos 28% ou ligeiramente abaixo em alguns bairros mais secos, desprovidos de vegetação e espelhos d'água.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Nos próximos dias o sistema de alta pressão atmosférica, caracterizado pela rotação dos ventos contrários aos ponteiros do relógio, é quem comanda as condições do tempo em boa parte do País. O movimento descendente do ar (subsidência), inibe a formação de nuvens, provoca elevação das temperaturas e diminui os percentuais de umidade relativa do ar.

As últimas simulações atmosféricas continuam indicando o retorno das chuvas a partir do dia 26 de agosto, por conta da passagem de uma nova frente fria por São Paulo. Os últimos dias do mês devem ser chuvosos, ainda segundo as simulações.