Notícias

Terça-feira (06) com baixos percentuais de umidade do ar e temperaturas elevadas em SP

06/12/2016 09:00 - Terça-feira

A madrugada desta terça-feira (06) foi um pouco mais fria em função do céu praticamente sem nuvens. No geral, a média das temperaturas foi de 15,1ºC, mas nos bairros mais extremos da cidade, como Capela do Socorro e São Mateus, os termômetros registraram 10,8ºC e 12,4ºC, respectivamente.

O ciclone subtropical e as instabilidades se afastam da região e o tempo volta a ficar mais seco sobre o estado de São Paulo. Na Capital, as menores taxas de umidade do ar devem ficar em torno dos 28% nas horas mais quentes do dia. A temperatura máxima chega facilmente aos 30ºC. Este cenário irá caracterizar um dia com grande amplitude térmica, que é a diferença entre as temperaturas máxima e mínima ocorridas no mesmo dia. O tempo seco inibe a formação de nuvens carregadas e o dia termina sem previsão de chuvas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Nos próximos dias as temperaturas voltam a subir e os índices de umidade entram em queda. Portanto, aumenta o potencial para risco de incêndios em áreas florestadas e doenças respiratórias, em função do ar seco. As chuvas mais significativas, com probabilidade de formação de alagamentos retornam a partir da quinta-feira (08).

Na quarta-feira (07), o ambiente atmosférico continua com as mesmas características. Será mais um dia com baixos índices de umidade relativa do ar e percentuais por volta dos 25%. As temperaturas variam entre mínima de 16ºC e máxima de 32ºC. No fim da tarde, expectativa de chuva rápida, de forma bastante isolada, por conta da chegada da brisa marítima, associada ao forte calor. Não há uma região preferencial para o início das precipitações.

Na quinta-feira (08) as condições meteorológicas começam a mudar gradativamente. A temperatura na madrugada fica em torno dos 18ºC e o amanhecer será com sol entre poucas nuvens. Até o meio da tarde os termômetros devem registrar máxima de 31ºC, com índices de umidade do ar ainda baixos, entre 35% e 85%. A partir da tarde, áreas de instabilidade formadas no interior do estado se propagam em direção à faixa leste e provocam chuvas com até forte intensidade sobre a região. Há potencial para rajadas de ventos, e os temporais vem acompanhados de descargas elétricas (raios), e eventualmente queda de granizo.