Notícias

Tarde de segunda-feira (24) com baixos percentuais de umidade do ar na Capital paulista

24/07/2017 17:40 - Segunda-feira

A Capital paulista registrou uma tarde com baixos índices de umidade do ar em algumas Prefeituras Regionais, como Campo Limpo, Butantã, Tremembé, Freguesia do Ó, Vila Prudente, Cidade Ademar e Pinheiros. Os menores valores ficaram próximos dos 27%. Para essas regiões foi decretado estado de atenção para baixa umidade do ar entre 13h50 e 16h40. Nas regiões mais afastadas e arborizadas os índices permaneceram mais elevados e acima dos 35%. A temperatura máxima chegou aos 25,5ºC no meio da tarde e já se encontra em lento e gradual declínio, enquanto os percentuais de umidade do ar estão se elevando gradativamente.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
 A forte massa de ar seco vai ganhar força durante a semana, e por conta disso os índices de umidade do ar devem declinar acentuadamente, com os menos valores abaixo dos 30%, o que caracteriza estado de atenção para baixa umidade.  As madrugadas e no início das manhãs ficam com temperaturas ligeiramente acima das médias para o mês, que é de 12,6ºC.  As tardes seguem ensolaradas e também com temperaturas acima da média. Essa condição de bloqueio atmosférico que impõe um tempo seco associado a falta de chuvas facilitam a propagação de queimadas nas áreas vegetadas. Além disso, aumenta a concentração dos poluentes, o que prejudica a qualidade do ar e a saúde das pessoas, principalmente crianças e idosos.


Na terça-feira (25) o sol e o céu claro predominam. Será mais uma tarde com baixa umidade do ar e sensação de calor. O tempo estável e seco garante dias com grande amplitude térmica, ou seja, diferença entre as temperaturas máximas e mínimas ocorridas durante o dia. Termômetros entre 13°C ao amanhecer e 27°C no período da tarde.

A quarta-feira (26) será mais um dia sem mudanças significativas nas condições do tempo. Amanhecer com termômetros na faixa dos 14ºC, predomínio de sol e céu claro. A temperatura máxima chega facilmente aos 25ºC, enquanto as menores taxas de umidade ficam próximas dos 28%.