Sala de Imprensa

Pelo terceiro dia consecutivo Capital paulista bate recorde de temperatura

24/01/2018 19:00 - Quarta-feira

Conforme dados das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a tarde desta quarta-feira (24) registrou a temperatura máxima mais alta do ano com 33,5°C de média na Cidade. Já na Zona Norte, no bairro da freguesia do Ò esse valor foi ainda maior com 36,1°C.


Os dados do CGE confirmam que este é o terceiro dia consecutivo em que a Capital paulista registra temperaturas máximas altas. Na segunda-feira (22) a temperatura máxima chegou aos 32,7°C, enquanto na Freguesia do Ò, Zona Norte, o valor foi de 34,3°C. Já na terça-feira (23) o recorde foi de 33,3°C, e novamente a Freguesia do Ò, Zona Norte, computou 35,7°C.


"Essa condição de calor e altas temperaturas máximas é comum nesta época do ano, juntamente com as fortes chuvas no final das tardes”, comenta o meteorologista do CGE, Thomaz Garcia. 


A quinta-feira (25), aniversário dos 464 anos da Capital paulista, o sol aparece entre nuvens e a sensação de tempo abafado predomina. A partir do meio da tarde, o calor e a grande disponibilidade de umidade geram nuvens carregadas que provocam chuva em forma de pancadas com trovoadas. Há potencial para chuva forte, acompanhada de rajadas de vento e formação de alagamentos. Mínima 20°C e máxima de 29°C.


Na sexta-feira (26), a propagação de uma fraca frente fria próxima ao litoral paulista deixa o tempo instável na Capital e Grande São Paulo. As precipitações alternam com períodos de melhoria, e há potencial para chuva forte e formação de alagamentos. Os termômetros oscilam entre 20°C e 25°C.


Feriado prolongado do Aniversário de São Paulo terá tempo típico de verão

24/01/2018 12:25 - Quarta-feira

A previsão dos meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo para o feriado prolongado do Aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro) é de calor e céu nublado durante o dia e possibilidade de chuvas fortes aos fins de tarde, exceto na sexta-feira (26), que deve transcorrer com tempo mais instável. 


“A frente fria que passará pelo oceano, na altura do litoral paulista, não será suficiente para causar frio, apenas para refrescar um pouco a cidade e provocar mais instabilidades”, explica Thomaz Garcia, meteorologista do CGE.

Na quinta-feira (25), aniversário dos 464 anos da capital paulista, o sol aparece entre nuvens e a sensação de tempo abafado predomina. A partir do meio da tarde, o calor e a grande disponibilidade de umidade geram nuvens carregadas, que provocam chuva em forma de pancadas com trovoadas. Há potencial para chuva forte, acompanhada de rajadas de vento e formação de alagamentos. Mínima 20°C e máxima de 29°C.


Na sexta-feira (26), a propagação de uma fraca frente fria próxima ao litoral paulista deixa o tempo instável na capital e Grande São Paulo. As precipitações alternam com períodos de melhoria e há potencial para chuva forte e formação de alagamentos. Os termômetros oscilam entre 20°C e 25°C.


Já no sábado (27) o céu permanece nublado, com pancadas de chuva e poucas aberturas de sol. As chuvas, que ocorrem à tarde, podem ser de forte intensidade. As temperaturas ficam entre a mínima de 19°C e a máxima de 26°C. 

O domingo (28) será de calor, céu nublado e chuvas a partir do meio da tarde, que podem ser fortes e vir acompanhadas de rajadas de vento. As temperaturas variam entre 20°C (mínima) e 28°C (máxima).


Capital paulista tem novo recorde de temperatura máxima

23/01/2018 18:40 - Terça-feira

Segundo dados das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a tarde desta terça-feira (23) registrou a temperatura máxima mais alta do ano com 33,3°C de média na Cidade. Já na Zona Norte, no bairro da freguesia do Ò esse valor foi ainda maior com 35,7°C.


Anterior a esse dado, a temperatura máxima mais alta do ano havia sido registrada na segunda-feira (22) com 32,7°C de média na Cidade, enquanto na Freguesia do Ò, Zona Norte, o valor foi de 34,3°C. Conforme previsto pelos meteorologistas do CGE, com o enfraquecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que traz muitas nuvens e um vento mais frio, o sol predominou e elevou as temperaturas máximas.


"Para os próximos dias são esperadas condições típicas de verão, ou seja, sol e calor com pancadas de chuva no período das tardes. Não se descarta a ocorrência de novos recordes de temperatura máxima em São Paulo", comenta o meteorologista do CGE, Michael Pantera.


Na quarta-feira (24) persistem as condições de sol e temperaturas elevadas com pancadas de chuva entre o final da tarde e o início da noite. Os termômetros variam entre mínimas de 21°C e máximas de 32°C.


A quinta-feira (25), dia do aniversário de São Paulo, ainda começa com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 21°C e máximas que podem chegar aos 31°C. No decorrer da tarde a nebulosidade aumenta e retornam as condições de chuvas na forma de pancadas com até forte intensidade para a Capital paulista.


Tarde de quarta-feira (17) é a mais quente do ano com 32,3°C

17/01/2018 18:02 - Quarta-feira

De acordo com dados das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a tarde desta quarta-feira (17) registrou a maior temperatura máxima do ano. Foram 32,3°C de média na Cidade, porém no bairro da Freguesia do Ò, Zona Norte, o valor foi ainda maior com 36,3°C.


Anterior a esta data, o dia mais quente do ano havia ocorrido em 14 de janeiro quando a média na Cidade foi de 31,1°C, já no dia 05 de janeiro o bairro da Freguesia do Ó computou 33,6°C. "Essa condição é normal para o verão que é historicamente a época mais quente do ano", comenta o meteorologista do CGE, Michael Pantera.


"Até agora não haviam sido observadas temperaturas tão altas, devido a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que se encontrava sobre o norte da região sudeste trazendo para São Paulo muitas nuvens e ventos predominantes do quadrante sul, que transportavam um ar mais frio. Com o enfraquecimento desse fenômeno nos últimos dias o sol predominou nesta tarde e elevou as máximas”, explica Pantera.


Segundo previsão dos meteorologistas do CGE, os próximos dias seguem com condições típicas de verão, ou seja, sol e calor com pancadas de chuva no final das tardes.


A quinta-feira (18) segue com sol entre nuvens e temperaturas em elevação no decorrer do dia. A mínima esperada é de 20°C e máxima pode chegar aos 31°C. No final da tarde a nebulosidade aumenta e são esperadas chuvas na forma de pancadas para a Grande São Paulo.


Na sexta-feira (19) o tempo não muda muito, já que o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas. Os termômetros variam entre mínimas de 21°C e máximas que podem chegar aos 30°C. As chuvas continuam ocorrendo na forma de pancadas que seguem concentradas entre o final da tarde e o início da noite.


Dezembro é o 5º mais seco desde 1995 em São Paulo

02/01/2018 12:21 - Terça-feira

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo – CGE, o índice pluviométrico médio na cidade em dezembro de 2017, que apresentou 20 dias com chuva, foi de 140,9 mm. O número é cerca de 27% menor que a média histórica para o período, que é de 193mm, calculada com os índices mensais desde 1995.

Dezembro de 2017 é o 5º mais seco da série histórica do CGE, ficando atrás apenas dos anos de 2013 (97,2mm), 1999 e 2003 (ambos com 117,2mm) e 2008 (123,6mm). Os dezembros mais chuvosos observados pelo CGE foram os de 2012, com 305,1mm, 1996, com 278,0mm, 2009, com 260,4mm, 2000, com 252,0mm, e 2010, com 239,9mm. Vale lembrar que em dezembro de 2016 o acumulado médio foi de 144,9mm na cidade.

“As chuvas neste mês foram muito irregulares e somente nos últimos 10 dias do mês é que houve uma recuperação nos índices pluviométricos. Mesmo assim, não foi suficiente para atingir a média”, afirma Thomaz Garcia, meteorologista do CGE. “Na primeira quinzena deste mês, a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o norte do Sudeste interferiu, concentrando a umidade naquela região e causando falta de chuvas na cidade de São Paulo”, completa.

As regiões em que mais choveu em dezembro, respectivamente, foram a Zona Oeste, com 162,0mm, seguida pelas zonas Leste, com 149,5mm, Norte, com 148,0mm, Centro, com 129,8mm, e Sul, com 119,7mm. Todos os índices médios regionais ficaram abaixo da média esperada.

Apenas 2 dos pluviômetros monitorados pelo CGE na capital superaram a média esperada para o mês. As regiões com maior precipitação foram respectivamente Penha, com 200,9mm, Lapa, com 198,8mm, Vila Mariana, com 190,0mm, e Itaquera, com 181,1mm. As prefeituras regionais que registraram os menores índices de chuva foram as de Cidade Ademar, com 84,6mm, Parelheiros, com 87,8mm, Campo Limpo, com 98,8mm, e M’Boi Mirim, com 101,2mm. 

Em relação às temperaturas, tanto as mínimas quanto as máximas ficaram dentro do esperado de acordo com a média histórica. Os índices de umidade observados também oscilaram dentro do normal para o período. 

Tendência para os próximos dias

Na quarta-feira (03), o tempo muda. A madrugada ainda será quente e abafada, com termômetros por volta dos 21°C e chuvas isoladas e fracas. A propagação de uma frente fria aumenta as condições para a ocorrência de volumes mais expressivos de chuva a partir da tarde. Essa condição eleva o potencial para a formação de alagamentos, transbordamento de rios e córregos e escorregamentos de encostas em áreas de risco. A máxima alcança os 26°C e a mínima de 20°C será registrada no período da noite.

Na quinta-feira (04), o sistema frontal se afasta e os ventos passam a soprar do quadrante sul. O sol aparece entre muitas nuvens, mas não predomina. Não há expectativa de chuva. Mínima de 19°C e máxima de 27°C.


Março de 2024


D S T Q Q S S
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31

Fevereiro de 2024


D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29

Janeiro de 2024


D S T Q Q S S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31