Notícias

O inverno começou oficialmente nesta quinta-feira (21) às 07h07

21/06/2018 07:26 - Quinta-feira

O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 07h07 desta quinta-feira (21). O primeiro dia da estação mais fria do ano iniciou na Capital paulista com formação de névoa úmida, nevoeiro nas áreas de baixada e sensação de frio. Os termômetros das estações meteorológicas do CGE registraram temperatura média de 13,4°. Os bairros mais frios nesta madrugada foram Capela do Socorro, na Zona Sul, com 9,8°C e Perus, na Zona Norte, com 11,4°C. Ainda pela manhã, o sol aparece e vai predominar ao longo do dia. A tarde promete se ensolarada, com termômetros na casa dos 26°C e taxas de umidade relativa do ar próxima dos 45%. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Uma massa de ar seco vem ganhando força nos últimos dias sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste do País. Essa condição inibe a formação de nuvens que provocam chuva, impede a passagem de frentes fria pela região, bem como diminui os índices de umidade relativa do ar, aumentando desta forma o potencial para a formação de queimadas e incêndios florestais. Além disso, causa problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. 

A sexta-feira (22) será mais um dia de tempo estável e seco na Capital paulista. Mais uma vez a madrugada terá termômetros em torno dos 14°C, com os bairros historicamente mais frios registrando temperaturas abaixo deste valor. O sol aparece entre poucas nuvens a partir da manhã e promove a elevação das temperaturas até os 25°C. A umidade do ar entra em declínio, com valores entre 40% e 90%. No fim do dia, os ventos passam a soprar do quadrante sul e a quantidade de nuvens aumenta um pouco, mas não há previsão de chuvas.  

O final de semana segue com expectativa de tempo seco e ensolarado na Grande São Paulo e Capital. Durante a madrugada o céu se mantém com poucas nuvens, vento calmo e a sensação de frio permanece, principalmente nos bairros mais extremos e próximos de serras e baixadas. Em média, os termômetros devem registrar 14ºC, com formação e névoa úmida nas primeiras horas da manhã. A temperatura máxima atinge os 26°C e os índices de umidade do ar oscilam entre 35% e 85%.