Notícias

Calor já começa a gerar áreas de instabilidade nas proximidades da Grande São Paulo

11/02/2019 15:23 - Segunda-feira

O sol favoreceu a rápida elevação das temperaturas, provocando uma tarde quente com índices de umidade reduzidos. De acordo com as estações meteorológicas do CGE os termômetros superaram os 32ºC, enquanto a umidade relativa do ar atingiu valores próximos aos 40%.

O calor já começa a gerar áreas de instabilidade na região de Sorocaba, que devem se deslocar na direção da Grande São Paulo nas próximas horas. Dessa forma, podem ocorrer chuvas na forma de pancadas isoladas na capital paulista, principalmente entre o final da tarde e o início da noite. Há risco para pontos localizados de maior intensidade com raios e algumas rajadas de vento. As temperaturas entram em gradativo declínio, mas o tempo segue abafado com previsão de mínimas em torno dos 22ºC para a próxima madrugada.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista muda o tempo, provocando chuvas generalizadas e declínio das temperaturas nos próximos dias. Estas condições devem gerar elevados volumes de precipitação, o que eleva o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores, transbordamento de rios e deslizamentos de terra na Região Metropolitana de São Paulo.

A terça-feira (12) ainda começa com sol e temperaturas em elevação. Os termômetros devem variar entre mínimas de 22°C e máximas que podem superar os 32°C. No final do dia a aproximação de uma frente fria provoca chuvas na forma de pancadas generalizadas com raios e rajadas de vento.

Na quarta-feira (13) a propagação do sistema frontal pelo oceano deixa o tempo nublado e chuvoso na Grande São Paulo. Os termômetros variam entre mínimas de 19ºC e máximas que não devem superar os 23ºC.