Notícias

Tarde começa com sol e calor na Capital paulista

16/09/2019 11:48 - Segunda-feira

O predomínio de sol provocou a rápida elevação das temperaturas na manhã desta segunda-feira. De acordo com as estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo os termômetros oscilam em torno dos 30,7ºC e a umidade do ar registra valores próximos aos 40% neste início de tarde. 

As próximas horas seguem com céu ensolarado e as temperaturas máximas podem chegar aos 33ºC. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar, que devem atingir valores próximos aos 30%, nas horas mais quentes. Alerta-se ainda que o tempo seco e estável dificulta a dispersão de poluentes e favorece a formação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar nos grandes centros urbanos. No final do dia a chegada da brisa marítima ajuda a melhorar um pouco os índices de umidade, mas não há condições para chuva.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Uma massa de ar seco predomina sobre o interior do país, o que impede que as frentes frias cheguem ao litoral paulista com força para mudar o tempo. Dessa forma, estes sistemas apenas ajudam a aliviar um pouco o calor e melhorar os índices de umidade do ar.

A terça-feira (17) deve começar com sol e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 18ºC e máximas podem superar os 33ºC. No final do dia uma frente fria de fraca atividade se propaga pelo litoral, afastada da costa, provocando mais nebulosidade e rajadas de vento do que chuva.

Na quarta-feira (18) o sistema frontal se afasta do litoral paulista, mas os ventos úmidos do oceano ainda devem provocar maior nebulosidade, especialmente no período da manhã. Entretanto o sol retorna no decorrer do dia, o que favorece a elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 18°C, enquanto as máximas podem chegar aos 31°C.