Notícias

Manhã de terça-feira (29) termina com céu nublado e chuvas isoladas e fracas na cidade

29/11/2022 11:59 - Terça-feira

Manhã de terça-feira (29) termina com céu nublado e temperaturas em elevação na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 25°C em média. A máxima pode chegar aos 25°C. A umidade relativa do ar oscila em torno dos 60%.


Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo indicam chuva isolada e leve no extremo sul em Engenheiro Marsilac. A condição é de chuva moderada a forte com elevado potencial para a formação de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos da Capital e RMSP já no começo desta tarde. No início da noite a chuva diminui de intensidade e o dia deve terminar com chuva fraca e chuviscos. 


O banco de dados meteorológicos do CGE da Prefeitura de São Paulo indica que o acumulado médio de chuva de novembro de 2022 na cidade de São Paulo até o momento é de 131,3mm, o que representa 97,3% dos 134,9mm esperados para o mês.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


As simulações atmosféricas mais recentes seguem indicando a atuação do sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Sudeste com seu centro mais atuante sobre o estado de São Paulo. Nessas condições, são esperados volumes expressivos de precipitação sobre a Capital e cidades da RMSP, bem como na faixa litorânea do estado paulista. Indicam também quer as chuvas se prolongam para a primeira semana de dezembro com elevação gradual das temperaturas.


Na quarta-feira (30), chuviscos ocasionais na madruga, principalmente nos bairros mais extremos da Zona Sul e termômetros em média na casa dos 17°C. Sol e variação de nuvens no período da manhã, com o retorno das pancadas de chuva entre o meio da tarde e o início da noite, com elevado potencial para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rio e córregos e escorregamentos de encostas em áreas de risco, por conta das chuvas registradas nos últimos dias. Temperatura máxima prevista de 26°C e percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 50%.


Na quinta-feira (01) o cenário atmosférico segue indicando condições de tempo instável no decorrer do primeiro dia de dezembro. A madrugada deve registrar termômetros na faixa dos 18°C e sol entre nuvens no período da manhã. A chuva mais forte retorna a partir da tarde e se mantém até o início da noite, diminuindo de intensidade. A possibilidade de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra em áreas de risco segue bastante elevada em função da continuidade das precipitações.