Notícias

Estado de atenção para alagamentos em toda a cidade, às 13h26

29/11/2022 13:29 - Terça-feira

Estado de atenção para alagamentos:


Zona Leste, às 13h26

Zona Norte, às 13h26

Zona Oeste, às 13h26

Zona Sudeste, às 13h26

Zona Sul, às 13h26

Centro, às 13h26

Marginal Tietê, às 13h26

Marginal Pinheiros, às 13h26


Área de instabilidade vindas do interior, começam a atuar na capital paulista. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuvas com moderada intensidade na Zona Leste, nas subprefeitura de Itaquera e Vila Prudente. Nos municípios de São Bernardo do Campo, Mauá, Franco da Rocha e Mairiporã chove forte, enquanto em Guarulhos a chuva é fraca.


Essas chuvas têm potencial para formação de alagamentos, transbordamentos e rajadas de vento. As próximas horas seguem com as chuvas se espalhando pela cidade com até forte intensidade.


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


As simulações atmosféricas mais recentes seguem indicando a atuação do sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Sudeste com seu centro mais atuante sobre o estado de São Paulo. Nessas condições, são esperados volumes expressivos de precipitação sobre a Capital e cidades da RMSP, bem como na faixa litorânea do estado paulista. Indicam também quer as chuvas se prolongam para a primeira semana de dezembro com elevação gradual das temperaturas.


Na quarta-feira (30), chuviscos ocasionais na madruga, principalmente nos bairros mais extremos da Zona Sul e termômetros em média na casa dos 17°C. Sol e variação de nuvens no período da manhã, com o retorno das pancadas de chuva entre o meio da tarde e o início da noite, com elevado potencial para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rio e córregos e escorregamentos de encostas em áreas de risco, por conta das chuvas registradas nos últimos dias. Temperatura máxima prevista de 26°C e percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 50%.


Na quinta-feira (01) o cenário atmosférico segue indicando condições de tempo instável no decorrer do primeiro dia de dezembro. A madrugada deve registrar termômetros na faixa dos 18°C e sol entre nuvens no período da manhã. A chuva mais forte retorna a partir da tarde e se mantém até o início da noite, diminuindo de intensidade. A possibilidade de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra em áreas de risco segue bastante elevada em função da continuidade das precipitações.