Sala de Imprensa

Feriado do Dia do Trabalho tem previsão de tempo seco

27/04/2018 16:21 - Sexta-feira

De acordo com a equipe de meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o feriado prolongado do Dia do Trabalho, deve transcorrer sob condições típicas de outono, ou seja, com sol, sensação de tempo seco e sem chuvas.


O sábado (28) começa com nebulosidade, porém o sol aparece e predomina. Não há previsão de chuva. Mínima de 18°C e máxima de 29°C. As menores taxas de umidade do ar oscilam em torno dos 35%.


O domingo (29) será ensolarado e com rápida elevação da temperatura. Durante a tarde, a máxima se aproxima dos 30°C e em contrapartida, a umidade relativa do ar apresenta ligeira queda com índices próximos a 30%.


“Na segunda-feira (30) e no dia 01° de maio, feriado do Dia do Trabalho, o tempo segue seco e estável, com madrugadas agradáveis, tardes ensolaradas e com temperaturas acima da média para a época”, comenta o meteorologista do CGE, Thomaz Garcia. Segundo os modelos numéricos de previsão estendida, a semana transcorre sem mudanças significativas nas condições do tempo.


Capital paulista registra mais um recorde de temperatura mínima

21/04/2018 16:04 - Sábado

De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, este sábado (21) registrou a menor temperatura mínima do ano. Foram 12,5ºC de média na Capital paulista. 


Porém em alguns bairros o valor foi ainda menor, como em Capela do Socorro com 7,6ºC e Parelheiros com 9ºC, ambos na Zona Sul. Em Perus, na Zona Norte, o valor também foi mais baixo do que o registrado na Cidade, com 9,6ºC, e na Zona Leste, São Mateus, marcou apenas 10ºC.


Anterior ao dia de hoje, a temperatura mínima mais baixa do ano havia ocorrido na quinta-feira (19) quando a Capital paulista registrou 13,1ºC de média.


“Madrugadas frias e tardes quentes são características observadas no outono, portanto ainda podem ocorrer novos recordes no decorrer da estação”, comenta o técnico em meteorologia do CGE, Adilson Nazário.

Nos próximos dias as temperaturas mínimas tendem ficar um pouco mais elevadas, diminuindo a sensação de frio, enquanto as máximas se mantêm na média ou ligeiramente acima da série histórica do CGE para o mês de abril. Os índices de umidade relativa do ar seguem baixos, o que interfere diretamente na qualidade do ar e favorece a formação de queimadas. 


No domingo (22) não são previstas mudanças significativas nas condições do tempo. A madrugada deve registrar termômetros na casa dos 15°C, porém nos bairros mais extremos da Cidade os termômetros devem registrar valores menores. Os percentuais de umidade do ar variam entre 38% e 90% e, apesar do aumento de nebulosidade no fim do dia, não há previsão de chuva.


A segunda-feira (23) deve seguir a tendência dos últimos dias, ou seja, madrugada com termômetros por volta dos 16°C e predomínio de sol ao longo do dia, o que favorece a rápida elevação das temperaturas. A máxima atinge os 28°C, com taxas de umidade do ar entre 40% e 90% e não há previsão de chuvas.


CGE registra nova madrugada mais fria

19/04/2018 09:52 - Quinta-feira

A madrugada de hoje (19) foi, pelo terceiro dia consecutivo, a mais fria do ano, segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE). A média da temperatura mínima na cidade foi de 13,1°C, 0,5°C abaixo da madrugada de ontem (18). As menores temperaturas absolutas foram registradas pelas estações meteorológicas automáticas da Capela do Socorro (9,1°C) e de Parelheiros (9,9°C), ambas na Zona Sul. 

“O tempo seco e o céu sem nebulosidade favorecem o declínio mais acentuado das temperaturas durante a madrugada, já que as nuvens atuam como um cobertor, impedindo que o calor do solo acumulado durante o dia se dissipe”, explica Michael Pantera, meteorologista do CGE.

Previsão para os próximos dias

O tempo segue seco e estável com temperaturas baixas nas madrugadas e em rápida elevação no decorrer do dia. Dessa forma, devem persistir os problemas com os baixos índices de umidade e com a qualidade do ar nos próximos dias.

A sexta-feira (20) segue com predomínio de sol e temperaturas em rápida elevação no decorrer do dia. Ainda faz frio durante a madrugada, com termômetros em torno dos 14°C, entretanto as máximas podem superar os 27°C. Não há previsão de chuva para a Grande São Paulo.

No sábado (21) o sol predomina, com temperaturas baixas nas madrugadas e em elevação no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 15°C e máximas que podem chegar aos 28°C. 


CGE registra madrugada mais fria

18/04/2018 09:46 - Quarta-feira

De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), a madrugada de hoje (18) foi a mais fria do ano até o momento, com temperatura média mínima de 13,7°C na cidade. As menores temperaturas absolutas foram registradas pelas estações meteorológicas automáticas da Capela do Socorro (9,9°C), na Zona Sul, e de São Mateus (11,5°C), na Zona Leste. Até então, a noite mais fria na cidade havia ocorrido ontem (17), que registrou 15,8°C em média.

“Os próximos dias serão de grande amplitude térmica, ou seja, diferença entre a temperatura máxima e mínima registrada no mesmo dia. Esta condição é bastante comum nesta época do ano, em função da menor quantidade de nuvens ao longo do dia e maior exposição solar”, explica Adilson Nazário, técnico em meteorologia do CGE.

A próxima madrugada pode registrar novo recorde de temperatura. 

Previsão para os próximos dias

Um sistema de alta pressão atmosférica sobre o oceano mantém o tempo estável sobre a região de São Paulo, e o ar frio de origem polar deixa as temperaturas baixas nas próximas madrugadas. As simulações mais recentes indicam tempo seco e sem previsão de chuvas até o fim de semana.

Na quinta-feira (19) as condições meteorológicas seguem sem alterações significativas. Madrugada com termômetros em torno dos 14°C e sensação de frio. Ao longo do dia o predomínio será de sol entre poucas nuvens e sem expectativa de chuvas. A temperatura máxima se eleva um pouco mais e atinge os 26°C, enquanto as menores taxas de umidade ficam em torno dos 43%.

Na sexta-feira (20) a estabilidade atmosférica permanece sobre São Paulo. Não há previsão de chuvas e mais uma vez a sensação será de frio durante a madrugada. Os termômetros devem registar em média 15°C e o amanhecer será com sol entre poucas nuvens. Temperatura máxima prevista de 26°C e taxas de umidade relativa do ar entre 40% e 90%.


Capital paulista registra a menor temperatura mínima do ano

17/04/2018 18:42 - Terça-feira

Segundo dados das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, esta terça-feira (17) registrou a menor temperatura mínima média do ano com 15,8°C na Cidade. Porém, no bairro de Capela do Socorro, Zona Sul, o valor foi ainda menor, com 13,9°C.


Ainda neste ano, a menor temperatura média havia ocorrido no dia 04/02 quando a Capital paulista registrou 16,2°C de média.

“Essa queda de temperatura é comum nos meses de outono, onde inicia as incursões de massas de ar frio de origem polar, após a passagem de sistemas frontais”, explica o técnico de meteorologia do CGE, Adilson Nazário.


Segundo a equipe de meteorologistas do CGE, não se descarta a ocorrência de novos recordes de temperatura nos próximos dias.


A quarta-feira (18) será mais um dia com sol entre nuvens e temperaturas em gradativa elevação. Ainda faz frio durante a madrugada, com termômetros em torno dos 14°C. A máxima deve atingir os 25°C, enquanto os percentuais de umidade do ar sofrem ligeiro declínio, mas se mantêm acima dos 45%. No fim da tarde a quantidade de nuvens volta a aumentar, mas não há previsão de chuvas.


Na quinta-feira (19) as condições meteorológicas seguem sem alterações significativas. Madrugada com termômetros em torno dos 15°C e sensação de frio. Ao longo do dia o predomínio será de sol entre poucas nuvens e sem expectativa de chuvas. A temperatura máxima se eleva um pouco mais e atinge os 26°C, enquanto as menores taxas de umidade ficam em torno dos 40%.


Março tem chuva acima da média e é o 6° mais chuvoso da série

02/04/2018 10:47 - Segunda-feira

As chuvas de março de 2018 ficaram 25% acima da média esperada para o mês na capital, de acordo com o aferido pelos pluviômetros do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo. A cidade registrou 220,5mm de chuva em média este mês, ou seja, 75% da média histórica de março, que é de 175,5mm. A média histórica é calculada a partir da base de dados do CGE, que compila informações desde 1995. 

“Os últimos 6 dias do mês acumularam 81,6mm em média, ou seja, quase a metade de toda a chuva esperada para o mês (46,5%) caiu em apenas 6 dias, contribuindo para que os totais ficassem acima da média”, afirma Adilson Nazário, técnico em meteorologia do CGE.

Dos 33 pontos monitorados pelos pluviômetros e estações meteorológicas automáticas do CGE na capital, os que receberam os maiores índices acumulados de chuva foram os de Vila Mariana (313,4mm), Sé - Bela Cintra (305,9mm) e Pinheiros (305,1mm). As áreas menos chuvosas foram São Mateus (145,6mm), Perus (150,4mm) e Cidade Tiradentes (151,1mm).

Na divisão por regiões, os índices pluviométricos médios foram maiores no Centro (279,4mm), seguido pelas zonas Oeste (259,6mm), Sul (241,3mm), Leste (209,9mm) e Norte (182,3mm).

Dos 31 dias de março, 23 registraram chuva. De acordo com o CGE, no mês de março ocorrem, em média, 20 dias com chuva. O dia com maior acumulado médio na cidade foi o dia 20, com 39,6mm, seguido pelos dias 14 (26,6mm) e 28 (23,9mm). 

Março, segundo dados do CGE, é o quarto mês mais chuvoso do ano em São Paulo de acordo com as médias históricas, ficando atrás apenas dos meses de janeiro, fevereiro e dezembro. Para fins de comparação, os meses de março com maiores índices foram os de 2006 (338,8mm), 1996 (306,2mm) e 2015 (253,9mm). Já os marços menos chuvosos foram os de 2011 (73,4mm), 1997 (76,4mm) e 2008 (101,3mm).

Temperaturas e umidade relativa do ar

As médias das temperaturas máximas e mínimas se comportaram de maneiras diferentes ao longo do mês. A média das mínimas ficou em 19,7°C, pouco acima da média esperada para o mês (19,1°C), e a média das máximas foi de 30,1°C, 2°C acima da média histórica, que é de 28,1°C.

A menor temperatura absoluta foi registrada em Capela do Socorro, onde foram aferidos 15,2°C no dia 11. Já a maior temperatura absoluta foi observada no dia 14, quando a estação do Butantã marcou 35,3°C.

No que tange às taxas de umidade relativa do ar, boa parte do mês apresentou índices dentro do recomendado pela OMS, ou seja, acima dos 60%, e não houve registros de taxas inferiores a 44% em média na cidade.

Tendência para abril e para os próximos dias

Para o mês de abril, a tendência é que tanto as temperaturas quanto as chuvas fiquem dentro da normalidade climática na região de São Paulo, desde que observada a variação normal e esperada entre meses. Espera-se também a diminuição das chuvas a partir deste mês, que já começa a apresentar condições mais típicas do outono. Em média, em abril são observados metade dos dias com chuva que março e a média de chuvas é cerca de 62% menor que a média do mês anterior.

Entre hoje e terça-feira (03) uma frente fria se propaga pelo oceano, aumentando a quantidade de nuvens na faixa leste do estado e provocando ligeiro declínio das temperaturas.

Na terça-feira (03), o dia deve começar com muitas nuvens e termômetros em torno dos 19°C. Mesmo com o rápido deslocamento da frente fria, o tempo seguirá instável e com chuvas entre a tarde e o início da noite. A temperatura não sobe muito, com máxima prevista de 26°C e taxas de umidade do ar entre 60% e 95%. O vento muda de direção e passa a soprar de sul/sudeste, mas sem provocar frio intenso.

Na quarta-feira (04), o dia amanhece com sol entre muitas nuvens e termômetros em torno dos 19°C. A temperatura sobe um pouco e atinge os 27°C durante a tarde. Os percentuais de umidade do ar se mantêm elevados e acima dos 58%. Ao longo do dia o predomínio será de céu nublado e não há previsão de chuvas significativas. Entretanto, não se descarta a ocorrência de garoa fina no fim da tarde, em função dos ventos úmidos que sopram do mar.


Abril de 2024


D S T Q Q S S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Março de 2024


D S T Q Q S S
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31

Fevereiro de 2024


D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29