Sala de Imprensa

Após 46 dias de seca, São Paulo amanhece com chuvas fortes

31/07/2018 09:48 - Terça-feira

A passagem de uma frente fria trouxe chuvas à cidade de São Paulo após 46 dias sem chuvas significativas, de acordo com dados pluviométricos do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. O último registro de índices expressivos era do dia 13 de junho, que teve acumulado de 8,4mm em média na capital e até 18,8mm em alguns pontos. Desde então, houve apenas garoas que totalizam 0,16mm. Com isso, este é o quarto maior período de estiagem prolongada observado pelo CGE, que compila dados desde 1995. 

“É comum que haja longos períodos sem chuva no inverno devido à formação e persistência do fenômeno conhecido como bloqueio atmosférico, que consiste em uma massa de ar seco que ganha força e dificulta a passagem dos sistemas frontais pelo litoral paulista. Dessa forma, é usual que ocorram eventos de estiagem prolongada até que uma frente fria forte o suficiente rompa este bloqueio”, afirma o meteorologista do CGE, Michael Pantera. 

As chuvas começaram ontem (30) pela manhã na Zona Sul de São Paulo e depois generalizaram-se, sem força, pela cidade, que acumulou 7,3mm em média. Hoje (31) choveu de forma intermitente desde a madrugada e entre as 6h20 e 7h00 a cidade esteve em estado de atenção para alagamentos. Hoje, segundo apuração preliminar do CGE, já choveu 8,6mm em média na cidade, mas o valor deve ser alterado devido à continuidade das chuvas. 

O maior período sem chuvas significativas do histórico do CGE, que reúne informações desde 1995, foi registrado em 2012, que acumulou apenas 0,4mm entre os dias 19 de julho e 18 de setembro, totalizando 62 dias de estiagem. O segundo maior intervalo entre chuvas ocorreu de 17 de julho 2010 a 06 de setembro de 2010, quando o acumulado chegou a apenas 1mm em 52 dias. Já o terceiro maior intervalo foi observado no ano passado, 2017, quando houve 50 dias sem chuva entre os dias 14 de julho a 2 de agosto.

Previsão para hoje e próximos dias

Hoje (31) no decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria, mas o céu permanece com muita nebulosidade, o que impede que as temperaturas subam muito. As máximas não devem superar os 19ºC. Apesar de significativas, estas precipitações ainda foram insuficientes para reverter o quadro de estiagem prolongada, porém já ajudam a elevar os índices de umidade e melhorar a qualidade do ar. Ainda há condições de chuva até o final do dia, mas de forma mais fraca e isolada.

A frente fria se afasta gradativamente do litoral paulista, mas os ventos úmidos que sopram do oceano ainda causam muita nebulosidade e chuvas, além de manter a sensação de frio principalmente durante as próximas madrugadas.

A quarta-feira (01) ainda deve começar com chuvas fracas e chuviscos, que diminuem no decorrer do dia. O sol pode até aparecer entre muitas nuvens, mas as temperaturas não sobem muito. As mínimas oscilam em torno dos 12ºC, enquanto as máximas não devem superar os 20ºC. 

Na quinta-feira (02) o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia, mas as temperaturas não devem subir muito. Os termômetros variam entre mínimas de 13°C e máximas de 21°C. Ainda há condições para chuvas isoladas e chuviscos, principalmente entre o final da tarde e a noite.


Terça-feira (10) registra a temperatura máxima mais baixa do ano

10/07/2018 17:21 - Terça-feira

De acordo com dados estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a Capital paulista registrou a tarde mais fria do ano, com 14,3°C nesta terça-feira (10). Anterior a este dado, a máxima mais baixa havia ocorrido em 16/06/2018 com 15,8°C de média.


Porém em outros locais da Cidade esse valor foi ainda menor, como em Parelheiros, Zona Sul, que registrou durante a tarde, temperatura máxima 12,4°C. 


“O ingresso de uma forte massa de ar frio derrubou as temperaturas em São Paulo. A combinação de ar polar, ventos do quadrante sul e ausência do sol, favoreceu a acentuada queda de temperatura na Capital paulista. Em 24 horas a máxima caiu 11°C. Na segunda-feira (09) a temperatura máxima foi de 25,3°C e a de hoje apenas 14,3°C, sendo a menor máxima do ano e do mês", explica o meteorologista do CGE, Thomaz Garcia.


De acordo com dados do CGE, a última vez que a Capital paulista registrou uma temperatura máxima tão baixa, foi em 21/08/2017 quando a média da máxima foi de apenas 14,1°C.


Nos próximos dias pouca coisa muda nas condições do tempo, a quarta-feira (11) começa com variação de nuvens e formação de névoa úmida na Grande São Paulo. No transcorrer do dia, o sol aparece entre nuvens, mas a presença do ar frio de origem polar mantém as temperaturas baixas. Não há previsão de chuva. Mínima de 9°C e máxima de 16°C.


A quinta-feira (12) começa com poucas nuvens e probabilidade de formação de nevoeiro nas primeiras horas. Até o fim da manhã, a névoa se dissipa e o sol passa a predominar, diminuindo a sensação de frio. Os termômetros oscilam entre 7°C ao amanhecer e 18°C no meio da tarde. Os menores percentuais de umidade oscilam em torno dos 45%.


Feriado terá virada no tempo em São Paulo

06/07/2018 10:58 - Sexta-feira

O final de semana prolongado pelo feriado que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932 (9) será de virada no tempo, de acordo com previsão dos meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo. “A massa de ar seco que ainda continua predominando em boa parte do Brasil mantém o final de semana com temperaturas acima da média, ausência de chuvas e com baixos índices de umidade relativa do ar durante as tardes. Isso muda na segunda-feira (9), quando uma frente fria traz chuvas e, após sua passagem, o frio”, explica o técnico em meteorologia do CGE, Adilson Nazário. 

Vale observar que desde o dia 14 de junho não chove de forma significativa em São Paulo e a previsão é que haja precipitações leves e intermitentes no dia 9. 

O sábado (07) será mais um dia seco, com predomínio de sol durante todo o período. A madrugada terá termômetros em torno dos 14°C e a temperatura máxima prevista é de 28°C, com taxas de umidade do ar entre 35% e 90% e sem previsão de chuvas.

No domingo (08) as condições do tempo ainda não se alteram. Temperatura mínima de 15°C na madrugada e amanhecer com sol entre poucas nuvens. Durante a tarde os termômetros devem registrar máxima de 28°C, com os menores percentuais de umidade do ar acima dos 32%. O dia termina com aumento de nebulosidade, mas não há previsão de chuvas em São Paulo.

Na próxima semana as temperaturas despencam e a sensação será de frio na cidade devido ao predomínio de uma massa de ar frio de origem polar. A segunda-feira (9), feriado que comemora a Revolução Constitucionalista de 1932, terá baixa amplitude térmica, com mínimas de 13°C (que devem ser registradas no período da noite) e máximas de 17°C. O tempo ficará fechado, com chuvas intermitentes e a umidade do ar elevada, acima de 60%. 


Junho é o quinto menos chuvoso desde 1995

02/07/2018 11:13 - Segunda-feira

O mês de junho acumulou, em média, apenas 13,9mm de chuva em São Paulo, de acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE). Esse valor é 73,6% inferior à média histórica esperada para o mês, que é de 52,7mm. 

“Na maior parte do mês, uma massa de ar seco predominou sobre o interior do país, dificultando a chegada das frentes frias ao Sudeste. Esta condição, conhecida como bloqueio atmosférico, foi responsável pelo tempo seco e estável observado na maior parte de junho”, afirma Michael Pantera, meteorologista do CGE.

Com o acumulado mensal de 13,9mm, esse mês de junho é o quinto menos chuvoso da série histórica do CGE, que compila dados desde 1995. Os meses de junho menos chuvosos foram, respectivamente, o de 2002, com 1,5mm, o de 2003, com 8,3mm, o de 2010, com 11,2mm, e o de 2000, com 12,2mm. Já os mais chuvosos foram os de 2012, com 191,4mm, 2016, com 170,9mm, e 2013, com 134,6mm.

Em relação às regiões da cidade, nenhuma se aproximou da média esperada. As regiões que mais receberam chuvas foram, respectivamente, as zonas Sul, com 20,7mm, Oeste, com 16,7mm, Norte, com 12,8mm, Centro, com 12,7mm e Leste, com 8,7mm. 

Este mês de junho teve 11 dias de chuva, dos quais apenas dois dias, 7 e 13, registraram índices significativos (3,3mm e 8,4mm, respectivamente). O restante dos dias apresentou apenas chuviscos ou chuvas fracas e muito isoladas.

“Vale observar que desde setembro do ano passado temos um cenário predominante de chuvas abaixo da média, já que apenas novembro e março apresentaram volumes acima do esperado neste período”, observa Pantera.

Temperaturas e umidade

Neste mês de junho, as temperaturas ficaram ligeiramente acima da média esperada para o mês, sendo que tanto as mínimas quanto as máximas ficaram praticamente 1°C acima do esperado. Este mês não registrou ondas intensas e duradouras de frio, apenas alguns dias com temperaturas significativamente mais baixas. Já as máximas variaram bastante ao longo do mês, alternando valores abaixo e acima do normal. “Essas variações estão associadas com as diferenças entre dias com tempo seco e ensolarado e outros com céu nublado e ventos úmidos que sopraram do oceano”, explica Pantera.

Os índices de umidade permaneceram, em média, dentro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) durante quase todo o mês. A Defesa Civil, com base nos dados meteorológicos do CGE, colocou a cidade em estado de atenção para baixa umidade do ar em dois dias do mês de junho, durante curtos períodos de tempo.

Previsão para os próximos dias

Apesar da propagação de uma frente fria de fraca atividade pelo oceano, o tempo não muda muito nos próximos dias. Não há previsão de chuva, mas o sistema frontal serve para aliviar um pouco os problemas com os baixos índices de umidade e com a qualidade do ar.

A terça-feira (03) ainda começa com sol e temperaturas em elevação na Grande São Paulo. Os termômetros variam entre mínimas de 15°C e máximas de 26°C. No final do dia a nebulosidade aumenta com a aproximação de uma frente fria pelo oceano, entretanto não há previsão de chuva.

Na quarta-feira (04) o sistema frontal na altura do litoral paulista muda a direção dos ventos, que passam a soprar do oceano e causam maior nebulosidade. O sol até aparece entre muitas nuvens, mas as temperaturas não sobem muito. As mínimas oscilam em torno dos 14ºC, enquanto as máximas podem chegar aos 24ºC. Não há previsão de chuva significativa, apenas eventuais chuviscos à noite. 


Abril de 2024


D S T Q Q S S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Março de 2024


D S T Q Q S S
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31

Fevereiro de 2024


D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29