Nos meses que antecedem o período chuvoso na Capital paulista, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo participa de um ciclo de reuniões organizadas pela Secretaria de Governo, onde é elaborado o Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV). Nestes encontros, representantes de secretarias municipais, Defesa Civil, membros do Corpo de Bombeiros, entre outros, discutem os procedimentos que cada órgão participante deve desenvolver perante condições de precipitação intensa. Nesta ação colaborativa, as informações do CGE são primordiais, pois iniciam e determinam o ciclo de mobilização dos demais.

Com a chegada dos meses chuvosos, que compreendem novembro até meados de abril, o Centro passa a se dedicar à “Operação Chuvas de Verão”, que faz parte do PPCV, período em que o monitoramento do tempo é intensificado, e a equipe técnica do Centro ‘redobra’ a atenção nos eventos chuvosos na Capital, sem interrupções. Durante estes meses, o trabalho do CGE é focado no acompanhamento e mitigação dos efeitos dos temporais típicos do verão paulistano, que costumam provocar complicações como alagamentos, deslizamentos de terra, transbordamentos de rios e córregos, entre outros problemas já conhecidos na Cidade. O CGE exerce a função de notificar e manter informados os órgãos participantes sobre estados de criticidade decretados, condições meteorológicas previstas, acumulado das chuvas, entre outros.

Estados de criticidade decretados em decorrência das chuvas:

Observação: É um estado contínuo, que se mantém enquanto a condição do tempo permanece sem mudanças significativas (ex.: dias ensolarados, tempo seco ou chuvas fracas);

Atenção: Considera as chuvas que possuem potencial para a formação de alagamentos (precipitação intermitente ou contínua e/ou moderada à forte);

Alerta: Estado deflagrado após a confirmação do transbordamento de córregos e rios;

Alerta máximo: Ocasião em que é constatado estado de calamidade pública, o qual depende de intervenção das esferas estadual e federal.

Durante os acionamentos, o mapa da Capital exibido na página principal do website do CGE apresenta uma coloração específica para diferenciar os estados decretados entre as regiões da Cidade. A cor cinza representa observação, a cor amarela, atenção, e a cor vermelha, estado de alerta.

Passada a temporada de chuvas constantes, o CGE continua com atividades 24 horas. Deste período em diante, a equipe continua focada no monitoramento das condições meteorológicas, com atenção especial para fatores característicos das estações mais frias, principalmente as baixas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar.