Notícias

Término do estado de atenção para alagamentos, às 21h

19/01/2018 21:13 - Sexta-feira

Término do estado de atenção para alagamentos


Zona Norte das 20h16 às 21h


As chuvas fortes que entraram pela Zona Norte, perderam força rapidamente sobre a serra da Cantareira, restando apenas um núcleo mais forte que se dissipou sobre a região do Jaçanã Tremembé. Outras pancadas isoladas e de curta duração continuam atuando na Zona Sul da capital, mas se dirigem para a região do Grande ABC. Para as próximas horas ainda há condição para novos eventos de chuvas isoladas e com baixo potencial para a formação de alagamentos. 

As estações meteorológicas automáticas do CGE registram temperatura média de 21°C e a umidade relativa do ar oscila em 95%. Até o fim da madrugada as temperaturas ainda passam por ligeiro declínio e a mínima ficará em torno dos 20°C. 


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas;


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


A propagação de um sistema frontal pelo oceano organiza as áreas de instabilidade sobre o estado, provocando pancadas mais significativas neste fim de semana.


No sábado (20) o tempo segue instável com pancadas de chuva, alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas que podem chegar aos 27°C. A umidade do ar estará em alta, com valores acima dos 55%.


O domingo (21) deve começar com céu encoberto e termômetros na casa dos 20ºC. Ao longo do dia o sol aparece e a temperatura se eleva rapidamente, mantendo a sensação de tempo abafado. Máxima de 29ºC, com índices de umidade do ar acima dos 45%. Entre a tarde e a noite retornam as condições típicas de verão, com pancadas de chuva de uma forma isolada e sem uma região preferencial para o início das precipitações.