Notícias

Temperatura supera os 30ºC na Capital paulista na tarde deste sábado (20)

20/01/2018 14:57 - Sábado

Nas últimas horas a temperatura subiu bastante e superou os 30ºC. Com índices de umidade do ar acima do 48%, a sensação é de tempo abafado na Capital paulista Grande São Paulo.  O vento predominante de leste/sudeste e o forte calor já deram início a formação de nuvens convectivas de forte intensidade. Inicialmente, de uma forma bastante isolada sobre as cidades de Cotia, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Nas próximas horas outras instabilidades se formam nas demais regiões, com potencial para ventos de rajada e até queda de granizo. O deslocamento aparente é de oeste para leste com baixa velocidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo trouxe mudança na direção dos ventos, que passaram a soprar de leste/sudeste. Próxima semana com características típicas de verão, ou seja, calor e chuvas nos finais de tarde.

O domingo (21) deve começar com sol entre nuvens e termômetros na casa dos 20ºC. A temperatura sobe rapidamente até atingir os 30ºC, enquanto a umidade do ar se mantém acima dos 48%. A combinação de calor e umidade favorece a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva com até forte intensidade a partir da tarde. 

A próxima semana inicia com muitas nuvens, mas ao longo do dia o sol predomina e volta a fazer calor. Madrugada com temperatura de 20ºC e máxima de 30ºC nas horas mais quentes do dia. A umidade do ar segue elevada e acima dos 45%, provocando sensação de tempo abafado. As chuvas retornam a partir da tarde na forma de pancadas isoladas e com moderada a forte intensidade em alguns momentos.