Notícias

Estado de atenção para alagamentos, às 16h20

20/01/2018 16:43 - Sábado

Estado de atenção para alagamentos


Prefeitura regional de Itaim Paulista, Zona Leste, às 16h20


Prefeitura regional de Guaianases, Zona Leste, às 16h20


Prefeitura regional de São Miguel paulista, Zona Leste,  às 16h20


Prefeitura regional de Itaquera, Zona Leste, às 16h20


Prefeitura regional de Cidade Tiradentes, Zona Leste, às 16h20



A combinação de calor e a alta disponibilidade de umidade na atmosfera, já causam chuva forte em alguns bairros da Capital paulista. Imagens do radar meteorológico mostram precipitação forte no extremo da Zona Leste, nos bairros de Itaim paulista, Guaianases, São Miguel paulista, Itaquera e Cidade Tiradentes. De acordo com os meteorologistas do CGE, as próximas seguem com tempo instável, com chuva atuando de forma isolada em outras regiões.


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas;



- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. 

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;



- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;



- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;



- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.



TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


A passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo trouxe mudança na direção dos ventos, que passaram a soprar de leste/sudeste. Próxima semana com características típicas de verão, ou seja, calor e chuvas nos finais de tarde.


O domingo (21) deve começar com sol entre nuvens e termômetros na casa dos 20ºC. A temperatura sobe rapidamente até atingir os 30ºC, enquanto a umidade do ar se mantém acima dos 48%. A combinação de calor e umidade favorece a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva com até forte intensidade a partir da tarde. 


A próxima semana inicia com muitas nuvens, mas ao longo do dia o sol predomina e volta a fazer calor. Madrugada com temperatura de 20ºC e máxima de 30ºC nas horas mais quentes do dia. A umidade do ar segue elevada e acima dos 45%, provocando sensação de tempo abafado. As chuvas retornam a partir da tarde na forma de pancadas isoladas e com moderada a forte intensidade em alguns momentos.