Notícias

Predomínio de sol desde as primeiras horas da manhã em SP

28/05/2018 08:32 - Segunda-feira

A semana começou com poucas nuvens e predomínio de sol na Capital paulista. Durante a madrugada os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE registram média 12,4°C. Os bairros mais frios foram Capela do Socorro, na Zona Sul, com 7,9°C e São Mateus, na Zona Leste, com 9,3°C. Nesta segunda-feira (28), o predomínio será de sol entre poucas nuvens a céu claro e grande amplitude térmica. A temperatura máxima prevista chega aos 25°C, enquanto as taxas de umidade do ar declinam, com valores em torno dos 42%. 

Vale salientar que hoje é o 9° dia sem chuva na Capital paulista, o que interfere diretamente na qualidade do ar e aumenta o risco de formação de queimadas e incêndios florestais. Além disso, idosos e crianças são os grupos mais afetados pelo tempo seco nesta época do ano. Até o momento, choveu apenas 13,4mm, que corresponde a 22,5% da chuva esperada para maio, que é de 59,4mm. Historicamente, costuma chover em maio cerca de dez dias e, até agora, tivemos apenas cinco dias com chuva ou garoa, sendo o dia 19 o mais chuvoso, quando a média registrada atingiu 11,3mm.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações atmosféricas mais recentes indicam uma semana seca e sem previsão de chuvas para a Capital paulista. A média histórica deve ficar muito abaixo do esperado para o mês.

Na terça-feira (29) as condições atmosféricas se mantêm inalteradas. Não há previsão de chuvas e a madrugada volta a registrar termômetros na casa dos 13°C, com probabilidade de névoa úmida e nevoeiro localizados ao amanhecer. Ao longo do dia a quantidade de nuvens diminui e a temperatura máxima chega aos 25°C, enquanto os percentuais de umidade declinam um pouco mais, com valores em torno dos 38%.

A quarta-feira (30) inicia com sol entre poucas nuvens e temperatura média de 13°C. Durante a tarde os termômetros devem registrar 26°C, com percentuais de umidade do ar entre 36% e 85%. O dia termina com poucas nuvens e sem previsão de chuvas.