Notícias

Calor fora de época e baixos índices de umidade relativa do ar em SP

31/08/2018 14:08 - Sexta-feira

Conforme previsto, a sexta-feira (31) está se configurando como mais um dia de grande amplitude térmica, que é a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas observadas no mesmo dia. Por volta das 14h, a máxima já havia alcançado 29,5°C e mínima no final da madrugada em torno dos 15,3°C. Portanto, uma diferença de 14,2°C. Os índices de umidade do ar estão abaixo dos 29%, caracterizando desta forma, estado de atenção para baixa umidade do ar  em toda a Capital paulista. Nas próximas horas a temperatura sobe um pouco mais e as taxas de umidade acentuam seu declínio em algumas regiões da Cidade.  

Essa condição interfere na dispersão dos poluentes e piora ainda mais a qualidade do ar. Além disso, queimadas e incêndios florestais passam a ser mais frequentes. Para saber mais sobre os efeitos do ar seco, acesse o link https://www.cgesp.org/v3/umidade-relativa-do-ar.jsp 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O ar seco vai garantir um final de semana sem chuva, temperaturas acima dos 30°C e taxas de umidade abaixo dos 30%. Este cenário começa a mudar no final do domingo (02), com o avanço de uma frente fria em direção ao litoral do Sudeste, trazendo chuvas fracas/moderadas e declínio acentuado das temperaturas a partir da segunda-feira (03).

No sábado (01) o panorama meteorológico se mantém inalterado. Madrugada quente, com termômetros em torno dos 17°C e amanhecer com céu claro e predomínio de sol no decorrer do dia. A temperatura máxima mais uma vez ultrapassa os 30°C, enquanto os menores percentuais de umidade do ar se aproximam dos 25% nas horas mais quentes do dia.

No domingo (02) ainda faz calor na Capital paulista. A aproximação de uma frente fria aumenta a condição para rajadas de vento a partir da tarde, mas a probabilidade de chuva ainda é pequena e devem ocorrer no sul do estado de São Paulo. Temperatura mínima prevista de 18°C, máxima de 30°C e índices de umidade do ar acima dos 33%.