Notícias

Quantidade de nuvens aumenta no fim da tarde em SP

13/09/2018 16:15 - Quinta-feira

No decorrer desta quinta-feira (13) a quantidade de nuvens diminuiu, favorecendo a rápida elevação das temperaturas, que chegaram aos 26°C. As taxas de umidade do ar entraram em declínio, mas se mantiveram acima dos 46%. A brisa marítima já começa a se manifestar a partir do extremo sul da Cidade e, associada ao aquecimento local, deve provocar núcleos isolados de chuva na RMSP durante a noite, porém com baixo potencial para alagamentos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica e a propagação de uma frente fria mudam o tempo em São Paulo neste fim de semana, favorecendo o retorno das pancadas de chuva sobre a região com até forte intensidade.

A madrugada de sexta-feira (14) terá termômetros na casa dos 15°C e sol entre muitas nuvens a partir do período da manhã. A temperatura se eleva lentamente e atinge 25°C, enquanto as taxas de umidade do ar variam entre 48% e 90%. A aproximação de uma frente fria deixa o tempo instável e com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade a partir da tarde. As precipitações se estendem para o período da noite com trovoadas, acompanhadas de descargas elétricas. O risco de formação de alagamentos aumenta entre o fim da noite e a madrugada de sábado (15). 

O sábado (15) será marcada por chuvas durante a madrugada em função da atuação da frente fria sobre o estado. A temperatura não cai muito, com termômetros na casa dos 16°C e umidade do ar entre 55% e 90%. A chuva dá uma trégua durante o período da manhã e retorna na forma de pancadas isoladas durante a tarde, mas com baixo potencial para alagamentos. As simulações mais recentes indicam a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica no domingo (16) nas proximidades do litoral paulista, reforçando as instabilidades que se propagam a partir do interior do estado.