Notícias

Temperaturas em lento e gradual declínio em SP

18/09/2018 17:00 - Terça-feira

A terça-feira (18) segue com céu nublado a encoberto e com pequenas aberturas de sol. No decorrer do dia a temperatura alcançou os 24.4°C, enquanto as taxas de umidade do ar se mantiveram acima dos 58%. O fluxo de umidade de noroeste para sudeste, trazendo ar mais quente e úmido, favoreceu a formação de núcleos isolados de chuva com até forte intensidade nas proximidades da Região Metropolitana de Campinas. Outras áreas de chuva ganharam força sobre a região do Vale do Paraíba, divisa com o Rio de Janeiro, mantendo a intensidade de moderada a forte intensidade em alguns momentos. Nas próximas horas as temperaturas declinam lentamente e a quantidade de nuvens volta a aumentar, mas não há previsão de chuvas para a Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Última semana de inverno registra temperaturas mais próximas da nova estação. A primavera inicia oficialmente no dia 22 de setembro às 22h53. 

Na quarta-feira (19) o cenário atmosférico não muda muito. A madrugada um pouco mais agradável, com termômetros na casa dos 17°C. O amanhecer será com sol e temperaturas em rápida elevação. A máxima chega aos 28°C e as taxas de umidade do ar declinam um pouco mais, com os menores valores em torno dos 40%. No fim da tarde a quantidade de nuvens volta a aumentar, mas são poucas as chances de chuvas significativas.

O avanço de uma frente fria sobre o oceano na quinta-feira (20), associado ao deslocamento de áreas de instabilidade sobre o estado paulista, provocam pancadas de chuva a partir da tarde em todo o estado. As chuvas variam de intensidade moderada, por vezes forte, e devem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento ocasionais. Essa condição aumenta o risco para a formação de alagamentos em São Paulo, principalmente em áreas mais impermeabilizadas e com deficiência de captação.