Notícias

Último dia da primavera com manhã de céu encoberto em SP

21/12/2018 08:39 - Sexta-feira


A despedida da primavera foi de uma madrugada quente e abafada. Os termômetros registraram média de 22°C e o amanhecer foi com muitas nuvens e chuvas isoladas na Zona leste da Capital. Foram registradas rajadas de ventos em função de uma intensa área de instabilidade que provocou chuva forte em boa parte do litoral sul desde a madrugada. Cidades como Peruíbe, Itanhaém e região da Praia Grande registram chuvas com ventania. Hoje será mais um dia em que as temperaturas estarão elevadas, com máxima prevista de 32°C e índices de umidade relativa do ar em torno dos 45%. Entre o fim da tarde e a noite retornam as condições para a ocorrência de pancadas de chuva forte, acompanhadas de descargas elétricas e eventuais rajadas de vento, inclusive com probabilidade de queda de granizo. 

O verão começa oficialmente às 20h22, horário de Brasília, e deve transcorrer sob a influência do fenômeno El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento anômalo das águas superficiais do Pacífico Equatorial. Ou seja, a expectativa e de um verão com chuvas e temperaturas ligeiramente acima da média para os meses da estação.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (22) o tempo não muda muito, onde persistem as condições de sol e calor no decorrer do dia. As temperaturas variam entre mínimas de 22°C e máximas que podem chegar aos 33°C. Os percentuais de umidade do ar oscilam entre 40% e 90%. No final da tarde a chegada da brisa marítima causa aumento na quantidade de nuvens e chuvas na forma de pancadas com trovoadas isoladas e eventuais rajadas de vento. 

No domingo (23), as condições meteorológicas mudam. O avanço de uma frente fria, associada a áreas de instabilidade aumentam as condições para chuvas mais generalizadas, que se intensificam a partir da tarde e se estendem para o período da noite. A passagem do sistema frontal muda a direção dos ventos que passam a soprar de sul/sudeste, aliviando dessa forma o calorão das últimas semanas. A temperatura máxima não deve superar os 28°C, enquanto as taxas de umidade do ar se mantêm acima dos 58%.