Notícias

Tarde quente e com sensação de abafamento em SP

21/12/2018 15:50 - Sexta-feira

O verão começa oficialmente às 20h22, horário de Brasília, e deve transcorrer sob a influência do fenômeno El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento anômalo das águas superficiais do Pacífico Equatorial. Ou seja, a expectativa e de um verão com chuvas e temperaturas ligeiramente acima da média para os meses da estação, que termina no dia 20 de março de 2019.

Depois de boa parte da manhã com céu encoberto, finalmente as aberturas de sol proporcionaram a diminuição da nebulosidade, o que favoreceu a elevação gradual das temperaturas. Até por volta das 15h30 a temperatura média máxima na cidade era de 32°C e as menores taxas de umidade rondavam os 45%. O tempo abafado é em decorrência do ar mais quente e úmido oriundo da região Centro-Norte do País. Entre o fim da tarde e o início noite retornam as condições para a ocorrência de pancadas de chuva forte, acompanhadas de descargas elétricas e eventuais rajadas de vento, inclusive com probabilidade de queda de granizo. Este cenário futuro aumenta as chances de formação de alagamentos, bem como transbordamentos de rios e córregos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (22) o tempo não muda muito, onde persistem as condições de sol e calor no decorrer do dia. As temperaturas variam entre mínimas de 22°C e máximas que podem chegar aos 33°C. Os percentuais de umidade do ar oscilam entre 40% e 90%. No final da tarde a chegada da brisa marítima causa aumento na quantidade de nuvens e chuvas na forma de pancadas com trovoadas isoladas e eventuais rajadas de vento. 

No domingo (23), as condições meteorológicas mudam. O avanço de uma frente fria, associada a áreas de instabilidade aumentam as condições para chuvas mais generalizadas, que se intensificam a partir da tarde e se estendem para o período da noite. A passagem do sistema frontal muda a direção dos ventos que passam a soprar de sul/sudeste, aliviando dessa forma o calorão das últimas semanas. A temperatura máxima não deve superar os 28°C, enquanto as taxas de umidade do ar se mantêm acima dos 58%.