Notícias

Ainda pode voltar a chover na noite deste sábado (22) em SP

22/12/2018 17:25 - Sábado

A tarde deste sábado (22) foi quente e com sensação de abafamento. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE registraram média de 33,7°C e as menores taxas de umidade do ar se mantiveram acima dos 35%. Logo no início da tarde as primeiras nuvens convectivas se formaram sobre a região sudoeste da Grande São Paulo e migraram lentamente para o extremo sul da Cidade, onde também choveu forte. As instabilidades se deslocaram para a região do Grande ABC e, após, para parte da Zona Leste com potencial para queda de granizo. Durante o deslocamento das chuvas houve registro de rajadas de vento de 52km/h no aeroporto de Guarulhos às 15h15. Outras cidades como Suzano, Poá e Mogi das Cruzes também registraram chuvas fortes nesta tarde.

Para o período da noite ainda há condições para novos temporais, que devem atingir a Grande São Paulo de forma isolada e com até forte intensidade, mantendo o potencial para formação de alagamentos

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Passagem de frente fria pelo Oceano, associada a áreas de instabilidade sobre o continente aumentam as condições para temporais em São Paulo nos próximos dias, inclusive no Natal.

No domingo (23), as condições meteorológicas mudam. Uma frente fria, associada a áreas de instabilidade aumentam as condições para chuvas mais generalizadas a partir da tarde e se estendem para o período da noite. A passagem do sistema frontal muda a direção dos ventos que passam a soprar de sul/sudeste, aliviando dessa forma o calorão das últimas semanas. A temperatura máxima não deve superar os 27°C, enquanto as taxas de umidade do ar se mantêm acima dos 52%.

A segunda-feira (24), véspera de Natal, também será chuvosa. As temperaturas declinam significativamente em relação aos dias anteriores e devem variar entre mínima de 20°C e máxima de apenas 24°C. Os percentuais de umidade do ar se elevam, com os menores valores acima dos 65%. O volume de chuvas previsto deve aumentar ao longo do dia, inclusive com chuvas já no período da manhã, que ganham força a partir da tarde, invadindo o período da noite. Este cenário aumenta consideravelmente o risco de formação de alagamentos intransitáveis, bem como transbordamento de rios e pequenos córregos da RMSP e Capital.