Notícias

Estado de atenção para alagamentos na Zonas Sul, Oeste, Sudeste e Marginal Pinheiros às 20h15

22/12/2018 20:34 - Sábado

Estado de atenção para alagamentos:

Zona Sul às 20h15

Zona Oeste às 20h15

Zona Sudeste às 20h15

Marginal Pinheiros às 20h15

Uma área de instabilidade que se formou ao sudoeste da Capital Paulista atua com leve a moderada intensidade nos bairros em estado de atenção. O deslocamento é lento, o que pode favorecer a formação de alagamentos, e no sentido Oeste para Leste. Pode ocorrer rajadas de vento e trovoadas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Passagem de frente fria pelo Oceano, associada a áreas de instabilidade sobre o continente aumentam as condições para temporais em São Paulo nos próximos dias, inclusive no Natal.

No domingo (23), as condições meteorológicas mudam. Uma frente fria, associada a áreas de instabilidade aumentam as condições para chuvas mais generalizadas a partir da tarde e se estendem para o período da noite. A passagem do sistema frontal muda a direção dos ventos que passam a soprar de sul/sudeste, aliviando dessa forma o calorão das últimas semanas. A temperatura máxima não deve superar os 27°C, enquanto as taxas de umidade do ar se mantêm acima dos 52%.

A segunda-feira (24), véspera de Natal, também será chuvosa. As temperaturas declinam significativamente em relação aos dias anteriores e devem variar entre mínima de 20°C e máxima de apenas 24°C. Os percentuais de umidade do ar se elevam, com os menores valores acima dos 65%. O volume de chuvas previsto deve aumentar ao longo do dia, inclusive com chuvas já no período da manhã, que ganham força a partir da tarde, invadindo o período da noite. Este cenário aumenta consideravelmente o risco de formação de alagamentos intransitáveis, bem como transbordamento de rios e pequenos córregos da RMSP e Capital.