Notícias

Calor gera áreas de instabilidade que se aproximam da Capital

03/01/2019 15:39 - Quinta-feira

A tarde desta quinta-feira (03) continua com sol entre nuvens e calor em todas as regiões da Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE, os termômetros apontam 35°C em Perus, na Zona Norte e 30°C em São Mateus, na Zona Leste. A umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 46% e 55%.


Imagens do radar meteorológico mostram chuva em forma de pancadas isoladas entre as regiões de Jundiaí e Atibaia. Essas instabilidades estão se deslocando para o norte da Grande São Paulo. No extremo sudoeste da região metropolitana chove de forma isolada em São Lourenço da Serra.


Nas próximas horas, a combinação de tempo abafado e disponibilidade de umidade gera áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva de intensidade moderada a forte. Há potencial para rajadas de vento, trovoadas e formação de alagamentos. O tempo permanecerá instável no início da noite.


Tendência para os próximos dias:


A manhã da sexta-feira (04) terá sol entre muitas nuvens e sensação de tempo abafado. No decorrer da tarde e à noite, a combinação de calor e aproximação de uma frente fria gera áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas generalizadas e fortes. Há potencial para formação de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco. Mínima de 22°C e máxima de 30°C.


O sábado (05) terá tempo instável, com chuvas e poucos períodos de melhoria. O tempo fechado e chuvoso não permite a elevação da temperatura, mas ainda causa sensação de abafamento. O solo encharcado mantém elevado a chance de formação de alagamentos e deslizamentos. Os termômetros oscilam entre 20°C e 26°C.