Notícias

Estado de atenção para alagamentos na Zona Leste, às 18h18

11/01/2019 18:24 - Sexta-feira

Estado de atenção para alagamentos


Zona Leste, às 18h18


Novos núcleos de chuva forte começam a atuar nos municípios de Guarulhos, Suzano e Itaquaquecetuba. Essas instabilidades podem atuar na Capital paulista começando pela Zona Leste, com potencial para queda de granizo, formação de alagamentos e rajadas de vento. Nos bairros de Sapopemba e Vila Prudente, Zona Leste, já chove forte. As próximas horas seguem com tempo instável na Capital paulista.


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas;


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


A massa de ar quente e úmido continua atuando sobre o estado de São Paulo. Com isso, o sol predomina na maior parte do dia, e as chuvas ocorrem entre a tarde e a noite. As precipitações terão forte intensidade e potencial para rajadas de vento e eventualmente queda de granizo, condição bastante normal para a época do ano. Portanto, as condições do tempo durante os eventos chuvosos são favoráveis para a formação de alagamentos, bem como transbordamentos de rios e córregos.


O sábado (12) será uma repetição dos dias anteriores. Sol pela manhã e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e o início da noite. A temperatura oscila entre mínima de 21°C durante a madrugada e máxima de 31°C à tarde, com percentuais de umidade do ar entre 52% e 95%.


O domingo (13) será marcado por mais um dia de forte calor. Madrugada com poucas nuvens e termômetros em torno dos 21°C. A máxima prevista é de 32°C. Os índices de umidade do ar seguem elevados, que combinados com temperaturas altas proporcionam sensação de abafamento. As chuvas voltam a atingir a Capital e Grande São Paulo a partir do fim da tarde e se estendem para o início da noite na forma de pancadas isoladas e com forte intensidade.