Notícias

Estado de atenção para alagamentos nas Subprefeituras de Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme, Freguesia do Ó e Casa Verde às 16h40

12/01/2019 16:48 - Sábado

Estado de atenção para alagamentos:

Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé às 16h40

Subprefeitura de Casa Verde às 16h40

Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme às 16h40

Subprefeitura de Santana/Tucuruvi às 16h40

Subprefeitura de Freguesia do Ó às 17h00

O forte calor e a disponibilidade de umidade na atmosfera já começa a organizar nuvens convectivas que provocam chuvas com forte intensidade em alguns bairros da cidade de São Paulo. As chuvas são intensas com potencial para rajadas de vento, queda de granizo e descargas elétricas. As últimas imagens do radar meteorológico apontam chuva de forte intensidade, porém isolada nos bairros de Tremembé, Santana, Vila Maria e Casa Verde. 

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Final de semana típico de verão, com sol forte, temperaturas elevadas e pancadas de chuva no final das tardes. Portanto, as condições do tempo durante os eventos chuvosos são favoráveis para a formação de alagamentos, bem como transbordamentos de rios e córregos.

O domingo (13) será marcado por mais um dia de forte calor. Madrugada com poucas nuvens e termômetros em torno dos 21°C. A máxima prevista é de 32°C. Os índices de umidade do ar seguem elevados, que combinados com temperaturas altas proporcionam sensação de abafamento. As chuvas voltam a atingir a Capital e Grande São Paulo a partir do fim da tarde e se estendem para o início da noite na forma de pancadas isoladas e com forte intensidade.  

A próxima semana também marcada por forte calor durante as tardes e sensação de abafamento nas madrugadas. A segunda-feira (14) inicia com termômetros na casa dos 21°C e a máxima no período da tarde atinge facilmente os 32°C. O forte aquecimento, combinado com a chegada da brisa marítima no fim da tarde proporciona a formação de nuvens carregadas que provocam chuva forte, acompanhadas de trovoadas com raios, ventos de rajada e ocasionalmente queda de granizo. Este cenário mantém o risco de formação de alagamentos intransitáveis, bem com transbordamento de rios e córregos.