Notícias

Sol com pancadas isoladas de chuva na Capital paulista

13/01/2019 15:20 - Domingo

Imagens de radar mostram a formação de vários núcleos de chuva isolada sobre a Capital e parte da Grande São Paulo nesta tarde ensolarada de domingo (13). Hoje a temperatura máxima chegou aos 31,4°C, com taxas de umidade do ar acima dos 40%. O bairro com a maior temperatura absoluta até o momento é o Itaim Paulista, na Zona Leste, com 34,1°C. As instabilidades observadas são em função da chegada da brisa marítima, que estimulou a formação de nuvens carregadas que provocam chuvas. Até o fim da tarde novas áreas ganham força e a expectativa é de chuvas com forte intensidade, acompanhadas de rajadas de vento, raios e queda ocasional de granizo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O calor continua na próxima semana, configurando desta forma dias típicos de verão. Os temporais acontecem entre a tarde e à noite, por conta da combinação das temperaturas elevadas e umidade disponível na atmosfera. 

A segunda-feira (14) inicia com termômetros na casa dos 20°C e a máxima no período da tarde atinge facilmente os 32°C. O forte aquecimento, combinado com a chegada da brisa marítima no fim da tarde proporciona a formação de nuvens carregadas que provocam chuva forte, acompanhadas de trovoadas com raios, ventos de rajada e ocasionalmente queda de granizo. Este quadro mantém o risco de formação de alagamentos intransitáveis, bem com transbordamento de rios e córregos.

Na terça-feira (15) o cenário atmosférico não sofre mudanças significativas. A madrugada ainda deve registrar termômetros na casa dos 21°C e por conta do predomínio de sol as temperaturas atingem facilmente os 33°C. A umidade continua elevada, com os menores valores em torno dos 40%. Entre a tarde e à noite retornam os temporais localizados em decorrência da chegada da brisa marítima. Inicialmente não há uma região específica para o início das precipitações.