Notícias

Estado de atenção no extremo sul da Capital paulista às 17h14

15/01/2019 17:39 - Terça-feira

Estado de atenção para alagamentos

Parelheiros, Zona Sul, às 17h14

Capela do Socorro, Zona Sul, às 17h14

A combinação do forte calor e a infiltração da brisa marítima já começa a ter reflexos no extremo sul da Capital paulista. Nuvens carregadas com chuva forte já atingem o extremo sul de Parelheiros e parte da Capela do Socorro. Não se descarta a probabilidade de ventos de rajadas e queda de granizo na região em estado de atenção. Nas próximas horas novas instabilidade devem atingir outras regiões da Cidade

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A semana será marcada por forte calor e temporais localizados a partir das tardes na Capital e Grande São Paulo.

Na quarta-feira (16) não há mudanças significativa nas condições meteorológica para a Capital paulista. Madrugada quente com temperatura média de 22°C e máxima de 33°C no período da tarde. A umidade do ar continua elevada, com valores entre 38% e 95%. A infiltração da brisa marítima a partir do fim da tarde proporciona a formação de nuvens carregadas que provocam chuvas fortes. Os temporais vêm acompanhados de raios, rajadas de vento e eventualmente queda de granizo.

Na quinta-feira (17), o dia amanhece com predomínio de sol e rápida elevação das temperaturas, que atingem os 32°C nas horas de maior aquecimento. Os percentuais de umidade do ar seguem elevados e acima dos 45%. A partir da tarde, a combinação de calor e umidade voltam a proporcionar condições favoráveis para o retorno das chuvas fortes, com rajadas de ventos, descargas elétricas (raios) e até queda de granizo. Alerta-se para o alto potencial para queda de árvores e formação de alagamentos intransitáveis.