Notícias

Sol entre nuvens e temperaturas em elevação na Grande São Paulo

18/01/2019 09:51 - Sexta-feira

A sexta-feira começou abafada com variação de nuvens e termômetros oscilando em torno dos 21,5ºC durante a madrugada. De acordo com as estações meteorológicas do CGE o menor valor registrado foi de 18,1ºC em Engenheiro Marsilac, no extremo sul da cidade. No decorrer do dia o sol favorece a elevação das temperaturas, com máximas que podem superar os 32ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio e deve atingir valores próximos aos 45%.

Entre o final da tarde e o início da noite, o calor e a chegada da brisa marítima, devem provocar chuvas na forma de pancadas na Grande São Paulo. Podem ocorrer pontos de maior intensidade com raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores na Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Os próximos dias seguem com condições típicas de verão, ou seja, sol e calor com pancadas de chuva no final das tardes. No domingo a propagação de uma frente fria de fraca atividade pelo oceano ajuda a amenizar um pouco o calor. 

O sábado (19) segue com sol, calor e índices de umidade reduzidos nas horas mais quentes. Os termômetros devem variar entre mínimas de 22°C e máximas que devem superar os 33°C. No final da tarde a aproximação de uma frente fria causa aumento de nebulosidade e chuvas na forma de pancadas com descargas elétricas e rajadas de vento.

No domingo (20) o sistema frontal se propaga pelo litoral paulista com fraca atividade, mas serve para deixar o céu com maior nebulosidade e amenizar um pouco o calor intenso. Mesmo assim, o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia. As temperaturas variam entre mínimas de 22ºC e máximas de 30ºC. As chuvas continuam ocorrendo na forma de pancadas que devem permanecer concentradas no período da tarde.