Notícias

Término do estado de atenção para alagamentos, às 15h55

18/01/2019 15:57 - Sexta-feira

Término do estado de atenção para alagamentos


Zona Leste, das 15h15 às 15h55


As áreas de instabilidade vindas dos municípios de Arujá e Itaquaquecetuba, que atingiram a Zona Leste com forte intensidade, já perderam força. Imagens do radar meteorológico mostram precipitação leve nos bairros de Guaianases, Vila Curuça, Jardim Helena, Itaim paulista, Lageado e Tiradentes. Nas próximas horas, novas áreas de chuva podem se formar em outras regiões da Capital paulista, mantendo o tempo instável durante a tarde desta sexta-feira (18). 


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas;


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


Os próximos dias seguem com condições típicas de verão, ou seja, sol e calor com pancadas de chuva no final das tardes. No domingo a propagação de uma frente fria de fraca atividade pelo oceano ajuda a amenizar um pouco o calor. 


O sábado (19) segue com sol, calor e índices de umidade reduzidos nas horas mais quentes. Os termômetros devem variar entre mínimas de 22°C e máximas que devem superar os 33°C. No final da tarde a aproximação de uma frente fria causa aumento de nebulosidade e chuvas na forma de pancadas com descargas elétricas e rajadas de vento.


No domingo (20) o sistema frontal se propaga pelo litoral paulista com fraca atividade, mas serve para deixar o céu com maior nebulosidade e amenizar um pouco o calor intenso. Mesmo assim, o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia. As temperaturas variam entre mínimas de 22ºC e máximas de 30ºC. As chuvas continuam ocorrendo na forma de pancadas que devem permanecer concentradas no período da tarde.