Notícias

Calor já começa a gerar áreas de instabilidade nas proximidades da Grande São Paulo

19/01/2019 15:44 - Sábado

O predomínio de sol provocou mais uma tarde quente e com índices de umidade reduzidos neste sábado. De acordo com as estações meteorológicas do CGE os termômetros superaram os 33ºC, enquanto a umidade relativa do ar atingiu valores próximos aos 35%.

O calor e a chegada da brisa marítima já começam a gerar áreas de instabilidade, que podem ganhar força nas próximas horas com a aproximação de uma frente fria de fraca atividade pelo oceano. Dessa forma, a expectativa é de chuvas na forma de pancadas, principalmente entre o final da tarde e o início da noite. Há condições para pontos de até forte intensidade com raios, rajadas de vento e queda de granizo, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores na Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A frente fria se propaga com fraca atividade pelo oceano e não muda muito o tempo que segue com as chuvas concentradas no período das tardes, entretanto esse sistema ajuda a amenizar um pouco o intenso calor dos últimos dias. 

No domingo (20) o céu deve apresentar maior nebulosidade em função do sistema frontal no oceano, o que também ajuda a amenizar um pouco o calor. Mesmo assim, o sol aparece no decorrer do dia e as temperaturas variam entre mínimas de 22ºC e máximas de 29ºC. As chuvas continuam ocorrendo na forma de pancadas que devem permanecer concentradas no período da tarde.

A segunda-feira (21) segue com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. Os termômetros devem variar entre mínimas de 21°C e máximas que devem superar os 32°C. No final da tarde as chuvas retornam na forma de pancadas para a Grande São Paulo.