Notícias

Novo recorde de temperatura máxima neste ano

01/02/2019 18:03 - Sexta-feira

Seguindo a sequência de dias com forte calor, a Capital paulista registrou hoje o dia mais quente do ano, superando o dia 30 de janeiro que aferiu 35,6°C. Na tarde desta sexta-feira (01), a média foi 36,4°C. A umidade do ar esteve em queda e os índices de várias subprefeituras ficaram abaixo dos 20%, caracterizando desta forma, estado de alerta para baixa umidade. Nas próximas horas o tempo segue seco, com poucas nuvens, calor e sem previsão de chuvas para o período da noite e a próxima madrugada, que deverá registrar termômetros em torno dos 21°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A passagem de uma frente fria por São Paulo neste final de semana quebra o bloqueio atmosférico, traz chuva e diminui o forte calor registrado nas últimas semanas.

O sábado (02) começa abafado com sol e poucas nuvens na Grande São Paulo e Capital. Os termômetros devem registrar mínimas de 21°C e máximas que podem chegar facilmente aos 35°C. Os índices de umidade do ar ainda permanecem baixos, com os menores valores próximos dos 32%. No final da tarde retornam as condições para a ocorrência de pancadas de chuva que devem se estender para o período da noite, potencializadas pela aproximação de uma frente fria pelo oceano.

No domingo (03) o calorão diminui em São Paulo, que deve começar com céu nublado na madrugada, termômetros em torno dos 21°C e possibilidade de pancadas isoladas no período da manhã. As chuvas ganham força a partir da tarde e se prolongam para o período noturno, na forma de pancadas com forte intensidade e maior volume de precipitação, o que aumenta o risco de formação de alagamentos e transbordamento de pequenos córregos e rios da RMSP. A temperatura máxima deve ficar por volta dos 27°C, enquanto as taxas de umidade do ar variam entre 55% e 95%.