Notícias

Capital paulista registra o dia mais quente da história do CGE

02/02/2019 20:19 - Sábado

De acordo com dados das 29 estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, esta tarde (02) registrou a temperatura média máxima de 36,7°C em São Paulo. Essa é a maior temperatura média máxima do ano e  também a maior de todo o histórico do órgão, que compila dados desde 2004. As maiores temperaturas absolutas foram observadas nas estações de São Mateus, com 38,7°C, Pinheiros, com 38,5°C, e Perus, com 38,3°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A passagem de uma frente fria por São Paulo neste final de semana quebra o bloqueio atmosférico, traz chuva e diminui o forte calor registrado nos últimos dias. Portanto, a próxima semana promete ser mais agradável em São Paulo.

No domingo (03) o calorão diminui em São Paulo, que deve começar com céu nublado na madrugada e termômetros em torno dos 21°C. As chuvas ganham força a partir da tarde e se prolongam para o período noturno, na forma de pancadas com forte intensidade e maior volume de precipitação, o que aumenta o risco de formação de alagamentos e transbordamento de pequenos córregos e rios da RMSP. A temperatura máxima deve ficar por volta dos 29°C, enquanto as taxas de umidade do ar variam entre 45% e 90%.

A frente fria segue seu deslocamento pelo oceano e, na madrugada de segunda-feira (04), a chuva continua e diminui apenas no período da noite. Diante desse cenário, espera-se a formação de alagamentos intransitáveis, bem como probabilidade de extravasamento de rios e córregos da RMSP. As temperaturas variam entre mínimas de 19°C e máxima de 25°C, com taxas de umidade do ar elevadas e acima dos 60%.