Notícias

Predomínio de sol e calor na Grande São Paulo

11/02/19 09:14 - Segunda-feira

A segunda-feira começou abafada com poucas nuvens e termômetros oscilando em torno dos 21,3ºC na Grande São Paulo. De acordo com as estações meteorológicas do CGE as menores temperaturas registradas foram 16,8ºC em Engenheiro Marsilac e 17,8ºC na Capela do Socorro.

No decorrer do dia o predomínio de sol favorece a rápida elevação das temperaturas, o que deve provocar uma tarde quente. As máximas podem superar os 33ºC, enquanto a umidade relativa do ar deve atingir valores próximos aos 30% nas horas mais quentes. Entre o final da tarde e o início da noite o calor e a chegada da brisa marítima podem provocar chuvas na forma de pancadas isoladas. Há risco para pontos localizados de maior intensidade com raios e algumas rajadas de vento.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista muda o tempo, provocando chuvas generalizadas e declínio das temperaturas nos próximos dias. Estas condições devem gerar elevados volumes de precipitação, o que eleva o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores, transbordamento de rios e deslizamentos de terra na Região Metropolitana de São Paulo.

A terça-feira (12) ainda começa com sol e temperaturas em elevação. Os termômetros devem variar entre mínimas de 22°C e máximas que podem superar os 32°C. No final do dia a aproximação de uma frente fria provoca chuvas na forma de pancadas generalizadas com raios e rajadas de vento.

Na quarta-feira (13) a propagação do sistema frontal pelo oceano deixa o tempo nublado e chuvoso na Grande São Paulo. Os termômetros variam entre mínimas de 19ºC e máximas que não devem superar os 23ºC.