Notícias

Mais uma tarde com termômetros acima dos 33°C na Capital paulista

24/02/2019 16:58 - Domingo

O final de semana vai chegando ao seu final com mais uma tarde em que as temperaturas superaram os 33°C. O ar mais seco proporcionou discreto declínio das taxas de umidade do ar, que ficaram muito próximas dos 40%. Áreas de instabilidades se formaram no interior do estado entre as cidades de Piracicaba, Charqueada e Rio Claro e avançam em direção à porção noroeste da Grande São Paulo. Neste momento os radares meteorológicos registram chuva forte em Itupeva, Indaiatuba e cidades da região metropolitana de Campinas, que se mantiverem sua atividade chuvosa podem chegar no início da noite em SP.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A próxima semana será marcada pela passagem da última frente fria de fevereiro por São Paulo. O tempo fica instável, chuvoso e com elevados volumes de precipitação ao longo da semana. As temperaturas entram em declínio, amenizando o calorão dos últimos dias.

A segunda-feira (25) inicia com sol entre nuvens e termômetros na casa dos 22°C. O ambiente pré-frontal mantém a expectativa de mais um dia de calor forte, com temperatura máxima prevista de 32°C e taxas de umidade do ar acima dos 47%. A partir da tarde a quantidade de nuvens aumenta e são esperadas pancadas de chuva com forte intensidade e potencial para a formação de alagamentos. As precipitações se estendem para o período da noite, aumentando desta forma o volume acumulado de chuva.

Na terça-feira (26) com o avanço da frente fria em direção à São Paulo, a madrugada deve registrar céu encoberto e termômetros por volta dos 22°C. Algumas instabilidades de fraca intensidade podem ser registradas no período da manhã, mas a chuva forte mesmo se intensifica a partir da tarde e se estende para o período da noite, elevando desta forma o potencial para a formação de alagamentos e transbordamento de rios e córregos da RMSP. Há risco também de rajadas de vento que podem superar os 50km/h, aumentando o potencial para quedas de árvores. A temperatura máxima não deve superar os 27°C e os percentuais de umidade variam entre 65% e 95%.