Notícias

Estado de atenção para alagamentos às 17h28

24/02/2019 17:42 - Domingo

Estado de atenção para alagamentos:

Zona Norte às 17h28

Centro às 17h28

Marginal Tietê às 17h28

Marginal Pinheiros às 17h28

Zona Oeste às 17h28

Uma área de instabilidade oriunda da região de Campinas já se aproxima da Capital paulista. Inicialmente a precipitação começa com até forte intensidade nos bairros de Perus e Pirituba, na Zona Norte, passando pela Zona Oeste e região do Centro.Há potencial para queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento. 

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A próxima semana será marcada pela passagem da última frente fria de fevereiro por São Paulo. O tempo fica instável, chuvoso e com elevados volumes de precipitação ao longo da semana. As temperaturas entram em declínio, amenizando o calorão dos últimos dias.

A segunda-feira (25) inicia com sol entre nuvens e termômetros na casa dos 22°C. O ambiente pré-frontal mantém a expectativa de mais um dia de calor forte, com temperatura máxima prevista de 32°C e taxas de umidade do ar acima dos 47%. A partir da tarde a quantidade de nuvens aumenta e são esperadas pancadas de chuva com forte intensidade e potencial para a formação de alagamentos. As precipitações se estendem para o período da noite, aumentando desta forma o volume acumulado de chuva.

Na terça-feira (26) com o avanço da frente fria em direção à São Paulo, a madrugada deve registrar céu encoberto e termômetros por volta dos 22°C. Algumas instabilidades de fraca intensidade podem ser registradas no período da manhã, mas a chuva forte mesmo se intensifica a partir da tarde e se estende para o período da noite, elevando desta forma o potencial para a formação de alagamentos e transbordamento de rios e córregos da RMSP. Há risco também de rajadas de vento que podem superar os 50km/h, aumentando o potencial para quedas de árvores. A temperatura máxima não deve superar os 27°C e os percentuais de umidade variam entre 65% e 95%.