Notícias

Estado de atenção para alagamentos, às 19h11

25/02/2019 19:14 - Segunda-feira

Estado de atenção para alagamentos


Zona Norte, às 19h11

Marginal Tietê, às 19h11


Áreas de instabilidade vindas da Região Metropolitana de Campinas se dirigem para a Capital paulista com forte intensidade e devem atuar na Zona Norte. Imagens do radar meteorológico mostram precipitação forte nos municípios de Caieiras e Franco da Rocha. O tempo permanece instável em São Paulo, segundo previsão dos meteorologistas do CGE, já que novas áreas de chuva vindas do Paraná, devem atuar nas próximas horas na Capital paulista, começando pelas Zonas Sul e Oeste. Essas instabilidades antecedem a chegada de uma frente fria.


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


Esta semana será marcada por tempo instável e chuvoso na Grande São Paulo e Capital por conta da passagem de uma frente fria e atuação de áreas de baixa pressão atmosférica. São esperados elevados volumes de chuva, o que aumenta o potencial para a formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, bem como escorregamentos de encostas em áreas de risco. O forte calor registrado nas últimas semanas dá uma trégua e as temperaturas no período da tarde ficam mais agradáveis e abaixo dos 30°C.


Na terça-feira (26) com o avanço da frente fria em direção à São Paulo, a madrugada deve registrar pancadas isoladas de chuva e termômetros por volta dos 21°C. Instabilidades de fraca intensidade também devem ser registradas no período da manhã, mas a chuva forte mesmo se intensifica a partir da tarde e se estende para o período da noite, elevando desta forma o potencial para a formação de alagamentos e transbordamento de rios e córregos da RMSP. Há risco também de rajadas de vento, aumentando o potencial para quedas de árvores. A temperatura máxima não deve superar os 27°C e os percentuais de umidade do ar variam entre 60% e 95%.


Na quarta-feira (27) o tempo segue instável e chuvoso ao longo do dia. Madrugada com termômetros na casa dos 20°C e pancadas de chuva isolada. O céu mais fechado por conta das chuvas e grande quantidade de nuvens não deixa a temperatura subir muito, Máxima de apenas 24°C e índices de umidade do ar acima dos 70%. Durante a tarde as chuvas ganham força e se propagam para o período da noite, proporcionando elevados volumes de precipitação no fim do dia.