Notícias

Temperatura máxima chegou aos 30°C na Capital paulista

12/03/2019 15:23 - Terça-feira

Nas últimas horas a temperatura subiu rapidamente e os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE registraram 30,1°C, enquanto os índices de umidade do ar ficaram acima dos 45%. As imagens mais recentes dos radares meteorológicos pontuam núcleos de chuvas ainda isoladas no interior do estado e algumas formações convectivas dentro da RMSP. 

Esse cenário deve ir se alterando com o passar das horas e as precipitações mais fortes ocorrem a partir do meio da tarde com prolongamento para as primeiras horas da noite. O risco de formação de alagamentos está mantido, por conta do solo que ainda se encontra bastante encharcado. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Próximos dias devem ser marcados por uma atmosfera bastante instável. A formação de um cavado, área alongada de baixa pressão atmosférica em níveis médios da atmosfera, entre o Sul do Brasil e o leste de São Paulo provocam chuvas fortes nos próximos dias.

A quarta-feira (13) será marcada por uma madrugada com termômetros na casa dos 19°C e amanhecer com céu nublado. As chuvas previstas devem ocorrer entre o meio da tarde e o início da noite, com pancadas de forte intensidade e risco de alagamentos intransitáveis. A temperatura máxima atinge os 29°C e os percentuais de umidade do ar seguem acima dos 60%. É importante salientar que o solo se encontra bastante encharcado, córregos e rios com cotas ainda elevadas, o que aumenta o potencial para transtornos.

Na quinta-feira (14) o cenário se mantém inalterado. Madrugada com termômetros em torno dos 20°C e amanhecer com sol entre nuvens. As pancadas de chuva com forte intensidade voltam a ocorrer entre o meio da tarde e o início da noite com potencial para a formação de alagamentos. A temperatura máxima atinge os 29°C nas horas mais quentes do dia e os índices de umidade do ar variam entre 50% e 95%.