Notícias

Nuvens carregadas já são detectadas ao sul e sudoeste da RMSP

15/03/2019 12:40 - Sexta-feira

Até o início desta tarde de sexta-feira (15) a cobertura de nuvens é grande, o que impossibilitou das temperaturas subirem muito. A máxima já atingiu 27°C e pode subir um pouco mais ainda até o meio da tarde. As taxas de umidade se mantêm acima dos 60%, o que provoca sensação de tempo abafado em praticamente todas as regiões da Cidade. Desde o final da manhã algumas nuvens carregadas já estão sendo detectadas pelos radares meteorológicos na região sudoeste da Grande São Paulo e cidades da baixada santista. As precipitações têm moderada a forte intensidade e descolocamento de Sudoeste para Nordeste com aproximadamente 12km/h. 

Portanto, a partir da tarde são esperadas pancadas de chuva forte, com raios, rajadas de vento e eventualmente queda de granizo. Essa condição é em função do posicionamento de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o oceano, na altura do litoral paulista. Os córregos e rios estão com suas cotas elevadas e o solo ainda um pouco encharcado pelas chuvas dos últimos dias, o que mantém o potencial para a formação de alagamentos e até transbordamentos. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No final de semana as áreas de instabilidade continuam atuando sobre o estado de São Paulo, mantendo dessa maneira as condições para pancadas de chuva com forte intensidade, principalmente entre a tarde e o início da noite. 

A madrugada de sábado (16) começa com muitas nuvens e ao final dela os termômetros devem registrar mínima de 20°C. O sol aparece ao amanhecer, mas entre muitas nuvens. Não estão descartadas precipitações isoladas e de fraca intensidade no período da manhã, mas que se intensificam entre a tarde e o início da noite. A temperatura máxima não supera os 25°C e as taxas de umidade do ar variam entre 75% e 98%.

No domingo (17) o cenário se repete, com uma madrugada de céu nublado e termômetros por volta dos 19°C. O sol aparece ao longo do dia, mas a temperatura não sobe muito. Máxima de 26°C, com taxas de umidade do ar entre 55% e 95%. As pancadas de chuva forte retornam entre o meio da tarde e as primeiras horas da noite, com risco de formação de alagamentos localizados.