Notícias

Tarde quente e abafada na Capital paulista

16/03/2019 16:10 - Sábado

Na tarde deste sábado (16) as maiores aberturas de sol proporcionaram a expansão das temperaturas, que chegaram aos 27,8°C, com as menores taxas de umidade do ar ficando próximas dos 56%. A sensação de tempo abafado permanece nas próximas horas, mesmo com vento de superfície soprando de leste/sudeste. 

As últimas imagens dos radares mostram o deslocamento de Leste para Oeste uma grande área de instabilidade sobre as regiões de Campinas, Limeira e Americana com intensidade forte. Ao Sul da RMSP as áreas de instabilidade atingem parte do litoral sul e oceano Atlântico, mantendo também deslocamento lento de Leste para Oeste. 

Na Capital paulista, até o momento ocorreram núcleos isolados de chuva de fraca intensidade e de maneira bem esparsa, sem sustentação para chuva forte. Entretanto, como está bastante quente, manteremos a expectativa de novas formações isoladas que podem ter intensidade fraca a moderada, sem uma região preferencial para o início das precipitações.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No final de semana as áreas de instabilidade continuam atuando principalmente na faixa litorânea do estado de São Paulo, mantendo dessa maneira as condições para pancadas de chuva com até forte intensidade, principalmente entre a tarde e o início da noite. O vento predominante será de sul/sudeste, o que mantém o céu com maior quantidade de nuvens ao longo do dia.

No domingo (17) o cenário se repete, com uma madrugada de céu nublado e termômetros por volta dos 19°C. O sol aparece ao longo do dia, mas a temperatura não sobe muito. Máxima de 27°C, com taxas de umidade do ar entre 60% e 95%. As pancadas de chuva forte retornam entre o meio da tarde e as primeiras horas da noite, com risco de formação de alagamentos localizados.

Na segunda-feira (18) as condições atmosféricas começam a mudar gradativamente. O vento predominante passa a soprar do quadrante norte/noroeste, o que implica em maior aquecimento durante o dia. A sensação será de tempo abafado com elevação das temperaturas. A máxima chega facilmente aos 30°C, enquanto os índices de umidade do ar se aproximam dos 52%. As chuvas retornam a partir de meados da tarde em função da formação de áreas de instabilidade que irão se formar a partir do interior do estado de São Paulo. O risco de chuva moderada com núcleos fortes pode provocar alagamentos, principalmente nas vias mais impermeabilizadas da cidade.