Notícias

Tarde segue abafada com sol entre nuvens e previsão para pancadas de chuva no final do dia

18/03/2019 14:49 - Segunda-feira

O sol apareceu entre nuvens e favoreceu a elevação das temperaturas, provocando uma tarde abafada na Grande São Paulo. De acordo com as estações meteorológicas do CGE os termômetros superaram os 30ºC, enquanto a umidade relativa do ar atingiu valores próximos aos 50%.

O calor já começa a gerar áreas de instabilidade sobre a região de Sorocaba, que podem atingir a capital paulista nas próximas horas com chuvas na forma de pancadas. Há condições para pontos de até forte intensidade com raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores, principalmente entre o final da tarde e o início da noite.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação de uma frente fria pelo oceano causa chuvas mais generalizadas e declínio das temperaturas no decorrer da semana.

A terça-feira (19) ainda começa com sol e temperaturas em rápida elevação. As mínimas oscilam em torno dos 21°C, enquanto as máximas podem superar os 32°C. A aproximação de um sistema frontal pelo oceano aumenta a nebulosidade e favorece a ocorrência de chuvas na forma de pancadas generalizadas, com descargas elétricas e rajadas de vento, principalmente entre a tarde e a noite.

Na quarta-feira (20), início do outono, o sistema frontal no litoral paulista deixa o tempo instável com muita nebulosidade e chuvas, alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 20ºC e máximas que não devem superar os 26ºC.