Notícias

Término do estado de atenção para alagamentos na Zona Sul às 14h25

12/05/2019 14:32 - Domingo

Término do estado de atenção:

Zona Sul das 13h36 até 14h25

A área de instabilidade que atingiu a Zona Sul, deslocou-se para os municípios da região do ABC Paulista principalmente em  São Bernardo do Campo onde no momento observa-se chuva forte com potencial para queda de granizo. Não se descarta a possibilidade de chuvas com até forte intensidade nas próximas horas para a cidade de São Paulo. As precipitações podem vir acompanhadas de rajadas de vento, trovões e queda de granizo de forma ocasional.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A passagem de uma frente fria pelo oceano neste domingo (12) muda as condições do tempo na faixa leste do estado de São Paulo. O sistema traz chuvas e declínio das temperaturas na próxima semana, que deverá ter tempo bastante instável.

Na segunda-feira (13) com a frente fria na costa do Sudeste as condições de chuva ainda permanecem e estarão associadas às áreas e instabilidade sobre a porção continental provocando chuvas na forma de pancadas intermitentes e com forte intensidade entre a tarde e boa parte da noite. Desta forma, o risco de formação de alagamentos segue elevado, bem como para quedas de árvores. O dia será marcado por sol entre muitas nuvens, chuva e temperaturas variando entre mínima de 20°C e máxima por volta dos 25°C, com os percentuais de umidade do ar acima dos 60%.

Na terça-feira (14) o sistema frontal começa a se afastar do litoral de São Paulo, mas ainda influencia o tempo na faixa leste. Instabilidades atmosféricas muito próximas do litoral paulista deixam o tempo instável e chuvoso, com risco de novos temporais e volumes significativos de chuva. Além da chuva forte, as instabilidades estarão acompanhadas de rajadas de vento ocasionais e descargas elétricas (raios), o que aumenta o potencial para queda de árvores e formação de alagamentos intransitáveis. As temperaturas apresentam declínio e devem variar entre mínima de 18°C e máxima por volta dos 22°C. Os índices de umidade se elevam significativamente e permanecem acima dos 65%.