Notícias

Pancadas de chuva forte no extremo sul da Capital paulista

12/05/2019 15:38 - Domingo

A tarde deste domingo (12), onde se comemora o Dia das Mães, segue com sensação de calor, umidade elevada e com pancadas de chuva forte principalmente no extremo sul da Capital paulista. Hoje a temperatura máxima atingiu em média 28,7°C e os menores índices de umidade do ar ficaram próximos dos 51%. Nas próximas horas as condições atmosféricas são favoráveis para o aumento das nuvens carregadas que provocam chuva forte, em função do avanço de uma frente fria sobre o oceano, na altura do litoral sul do Brasil. O vento de superfície na Zona Sul da Capital já mudou de direção, soprando do quadrante sul, indicando a chegada da brisa marítima.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A passagem de uma frente fria pelo oceano neste domingo (12) muda as condições do tempo na faixa leste do estado de São Paulo. O sistema traz chuvas e declínio das temperaturas na próxima semana, que deverá ter tempo bastante instável.

Na segunda-feira (13) com a frente fria na costa do Sudeste as condições de chuva ainda permanecem e estarão associadas às áreas e instabilidade sobre a porção continental provocando chuvas na forma de pancadas intermitentes e com forte intensidade entre a tarde e boa parte da noite. Desta forma, o risco de formação de alagamentos segue elevado, bem como para quedas de árvores. O dia será marcado por sol entre muitas nuvens, chuva e temperaturas variando entre mínima de 20°C e máxima por volta dos 25°C, com os percentuais de umidade do ar acima dos 60%

Na terça-feira (14) o sistema frontal começa a se afastar do litoral de São Paulo, mas ainda influencia o tempo na faixa leste. Instabilidades atmosféricas muito próximas do litoral paulista deixam o tempo instável e chuvoso, com risco de novos temporais e volumes significativos de chuva. Além da chuva forte, as instabilidades estarão acompanhadas de rajadas de vento ocasionais e descargas elétricas (raios), o que aumenta o potencial para queda de árvores e formação de alagamentos intransitáveis. As temperaturas apresentam declínio e devem variar entre mínima de 18°C e máxima por volta dos 22°C. Os índices de umidade se elevam significativamente e permanecem acima dos 65%.