Notícias

Término do estado de atenção nas Subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro às 16h00

12/05/2019 16:10 - Domingo

Término do estado de atenção para alagamentos:

Subprefeitura de Parelheiros (Zona Sul) das 15h13 até 16h00

Subprefeitura de Capela do Socorro (Zona  Sul) das 15h13 até 16h00

A chuva perdeu intensidade na Zona Sul. Observa-se apenas pequenos núcleos de chuva fraca e isolada em Parelheiros, Zona Sul. As últimas imagens do radar meteorológico registram chuvas  moderadas na Zona Oeste entre os bairros da Lapa. Na Zona Norte, nos bairros de Casa Verde, Santana e Vila Maria a chuva ocorre com fraca intensidade. Não se descarta a possibilidade de chuva na Capital paulista nas próximas horas. Segundo a equipe de meteorologia do CGE, na ocasião das chuvas, pode ocorrer rajadas de vento, trovoada e eventual queda de granizo.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A passagem de uma frente fria pelo oceano neste domingo (12) muda as condições do tempo na faixa leste do estado de São Paulo. O sistema traz chuvas e declínio das temperaturas na próxima semana, que deverá ter tempo bastante instável.

Na segunda-feira (13) com a frente fria na costa do Sudeste as condições de chuva ainda permanecem e estarão associadas às áreas e instabilidade sobre a porção continental provocando chuvas na forma de pancadas intermitentes e com forte intensidade entre a tarde e boa parte da noite. Desta forma, o risco de formação de alagamentos segue elevado, bem como para quedas de árvores. O dia será marcado por sol entre muitas nuvens, chuva e temperaturas variando entre mínima de 20°C e máxima por volta dos 25°C, com os percentuais de umidade do ar acima dos 60%.

Na terça-feira (14) o sistema frontal começa a se afastar do litoral de São Paulo, mas ainda influencia o tempo na faixa leste. Instabilidades atmosféricas muito próximas do litoral paulista deixam o tempo instável e chuvoso, com risco de novos temporais e volumes significativos de chuva. Além da chuva forte, as instabilidades estarão acompanhadas de rajadas de vento ocasionais e descargas elétricas (raios), o que aumenta o potencial para queda de árvores e formação de alagamentos intransitáveis. As temperaturas apresentam declínio e devem variar entre mínima de 18°C e máxima por volta dos 22°C. Os índices de umidade se elevam significativamente e permanecem acima dos 65%.