Notícias

Novo estado de atenção para alagamentos nas Subprefeituras de Santana/Tucuruvi, Jaçanã/Tremembé e Vila Maria/Vila Guilherme

12/05/2019 16:37 - Domingo

Estado de atenção para alagamentos:

Subprefeitura de Santana/Tucuruvi (Zona Norte) às 16h21

Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé (Zona Norte) às 16h21

Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme (Zona Norte) ás 16h21

As precipitações que oscilavam entre fraca e moderada ganharam intensidade nos bairros de Santana, Jaçanã e Vila Maria, na Zona Norte. As últimas imagens do radar meteorológico indicam chuva forte nas regiões em questão. Segundo a equipe de meteorologia do CGE, as chuvas estão se formando pela combinação do calor com a alta umidade e a aproximação de uma frente fria na região do oceano. Não se descarta a possibilidade de chuva na Capital paulista nas próximas horas. Na ocasião das chuvas, pode ocorrer rajadas de vento, trovoada e eventual queda de granizo.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A passagem de uma frente fria pelo oceano neste domingo (12) muda as condições do tempo na faixa leste do estado de São Paulo. O sistema traz chuvas e declínio das temperaturas na próxima semana, que deverá ter tempo bastante instável.

Na segunda-feira (13) com a frente fria na costa do Sudeste as condições de chuva ainda permanecem e estarão associadas às áreas e instabilidade sobre a porção continental provocando chuvas na forma de pancadas intermitentes e com forte intensidade entre a tarde e boa parte da noite. Desta forma, o risco de formação de alagamentos segue elevado, bem como para quedas de árvores. O dia será marcado por sol entre muitas nuvens, chuva e temperaturas variando entre mínima de 20°C e máxima por volta dos 25°C, com os percentuais de umidade do ar acima dos 60%.

Na terça-feira (14) o sistema frontal começa a se afastar do litoral de São Paulo, mas ainda influencia o tempo na faixa leste. Instabilidades atmosféricas muito próximas do litoral paulista deixam o tempo instável e chuvoso, com risco de novos temporais e volumes significativos de chuva. Além da chuva forte, as instabilidades estarão acompanhadas de rajadas de vento ocasionais e descargas elétricas (raios), o que aumenta o potencial para queda de árvores e formação de alagamentos intransitáveis. As temperaturas apresentam declínio e devem variar entre mínima de 18°C e máxima por volta dos 22°C. Os índices de umidade se elevam significativamente e permanecem acima dos 65%.