Notícias

Mais um dia sem previsão de chuvas na Capital paulista

21/05/2019 09:33 - Terça-feira

Como previsto, a terça-feira (21) amanheceu com céu encoberto e forte restrição de visibilidade, em decorrência da formação de névoa úmida e nevoeiros localizados. A madrugada foi um pouco mais fria que a anterior. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE registraram em média 14,9°C, sendo que os menores valores absolutos ocorreram nos bairros de Perus, na Zona Norte, com 13,4°C e Eng° Marsilac, na Zona Sul, com 13,6°C. 

Ainda nesta manhã a névoa e o nevoeiro se dissipam, dando lugar ao sol, que passa a predominar entre poucas nuvens no restante do dia. A temperatura sobe rapidamente até os 25°C e as taxas de umidade voltam a declinar lentamente, com valores em torno dos 50%. O dia termina mais uma vez sem previsão de chuvas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O sistema de alta pressão atmosférica sobre a região Central e Sudeste do país ainda predomina e, por conta disso, a massa de ar seco ganha força. O tempo volta a sofrer alteração a partir do fim da quinta-feira (23), quando da aproximação de uma nova frente fria que chega ao litoral de São Paulo na sexta-feira (24). O sistema traz chuvas e declínio acentuado das temperaturas no fim de semana e início da próxima.

A quarta-feira (22) será mais um dia com tempo seco, umidade em queda e temperaturas em rápida elevação no transcorrer do dia. A madrugada deve registrar termômetros na casa dos 15°C, com sensação de frio. No decorrer da tarde, céu com poucas nuvens, o que permite que a temperatura máxima atinja facilmente os 26°C. Em contrapartida, as taxas de umidade do ar declinam, com valores entre 45% e 90%. Será mais um dia sem expectativa de chuva para os paulistanos.

Na quinta-feira (23), o ambiente pré-frontal começa a dar sinais de mudança. As temperaturas voltam a subir discretamente com mínima de 16°C na madrugada e máxima de 27°C durante a tarde. Os índices de umidade do ar se mantêm baixos, com os menores valores por volta dos 42%. Ao longo do dia a quantidade de nuvens aumenta e há probabilidade de ocorrência de chuvas isoladas entre o fim da tarde e o início da noite, tanto na Capital como na Grande São Paulo.