Notícias

Estado de atenção para alagamentos na Zona Sul às 20h33

31/05/2019 20:45 - Sexta-feira

Estado de Atenção para alagamentos: 

Zona Sul a partir das 20h33

Uma área de instabilidade está se deslocando rapidamente e provocando chuva forte nos municípios de Embu-Guaçu e São Lourenço da Serra, na Grande São Paulo e Itanhaém, na Baixada Santista. Chove forte também e potencial para fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo em Engenheiro Marsilac e Parelheiros, no extremo da Zona Sul. 

Nas próximas horas o tempo permanece instável e as chuvas podem alcançar outras áreas da Capital e região metropolitana. O deslocamento é rápido de oeste para leste, porém mais chuva está se deslocando da região de Ibiúna e Piedade para o oeste/sudoeste da Grande São Paulo.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Tendência para os próximos dias:

O sábado (01) terá muitas nuvens e temperatura amena. Áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma área de baixa pressão provocam chuva em forma de pancadas alternadas com períodos de melhoria. As pancadas de chuva podem vir acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento e formação de alagamentos. Por conta da nebulosidade, a temperatura começa a cair. Mínima de 18°C e máxima de 24°C.

A propagação de uma frente fria deixa o tempo chuvoso no domingo (02). O dia terá muita nebulosidade e precipitações intermitentes. Há previsão de chuva forte e duradoura, o que aumenta o potencial para formação de alagamentos. A temperatura cai. A máxima não passa dos 22°C e a entrada de ventos que passam a soprar do quadrante sul aumenta a sensação de frio no decorrer do período. A mínima de 16°C será observada durante a noite.