Notícias

Quantidade de nuvens aumenta com a aproximação da frente fria

03/07/2019 16:46 - Quarta-feira

Nas últimas horas a quantidade de nuvens aumentou significativamente sobre a RMSP e Capital. A aproximação da frente fria gerou desde o final desta manhã rajadas de vento que variaram entre 40km/h e 46km/h em praticamente toda a Cidade, detectadas pelas estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, bem como aeroportos e estações do INMET. O cenário pré-frontal proporcionou mais tarde quente com termômetros na casa dos 27°C e percentuais de umidade do ar próximos dos 36%. De acordo com as imagens mais recentes dos radares meteorológicos já é possível observar precipitações sobre o sul do estado paulista, mas ainda com fraca intensidade. No fim da noite a expectativa é de chuva isolada, que se intensifica sobre a Capital a partir da próxima madrugada.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Uma frente fria muda o tempo em São Paulo a partir da quinta-feira (04). O sistema frontal vai provocar chuva forte e volumosa durante a sua passagem. O ingresso do ar frio polar após a passagem do sistema irá proporcionar acentuado declínio das temperaturas nos dias subsequentes, inclusive com expectativa de recorde de temperatura mínima para a cidade de São Paulo. O dia mais frio até o momento na Capital paulista foi 9 de junho, quando os termômetros registraram média de 9,4°C.

A madrugada de quinta-feira (04) começa chuvosa para os paulistanos. São esperadas pancadas de chuva moderada, eventualmente fortes, que virão acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e elevado potencial para a formação de alagamentos. O dia será chuvoso com a continuidade das precipitações. O tempo fechado não permite a elevação das temperaturas, que devem registrar mínima de 16°C na madrugada e máxima em torno dos 21°C, enquanto as taxas de umidade do ar ficam acima dos 55%.

A chuva continua na sexta-feira (05), inclusive na madrugada e se prolongam pelo menos até o início da noite, quando as precipitações começam a se afastar da Capital paulista. Temperatura mínima de 12°C que deve ocorrer no fim da noite e máxima de apenas 17°C. O ar frio polar ingressa e se potencializa com os ventos que passam a soprar de sul/sudeste. Os índices de umidade do ar seguem elevados e acima dos 60%. O frio chega mesmo a partir da madrugada de sábado (06), quando os termômetros devem registrar valores médios em torno dos 6°C, com expectativa de novo recorde de temperatura mínima para a Capital paulista.