Notícias

Término do estado de atenção para alagamentos em toda a Capital paulista, às 10h50

04/07/2019 11:04 - Quinta-feira

Término do estado de atenção para alagamentos


Zona Norte, das 10h20 às 10h50

Zona Leste, das 10h20 às 10h50

Zona Oeste, das 10h20 às 10h50

Zona Sudeste, das 10h20 às 10h50

Zona Sul, das 10h20 às 10h50

Centro, das 10h20 às 10h50

Marginal Tietê, das 10h20 às 10h50

Marginal Pinheiros, das 10h20 às 10h50


As áreas de instabilidade associadas a passagem de uma frente fria por São Paulo, que atuaram desde a madrugada desta quinta-feira (04) em toda a Capital paulista, começam a perder força. Imagens do radar meteorológico mostram um predomínio de chuva leve em toda a Cidade. Nos municípios de Caieiras, Mairiporã, Santo André, Jundiaí e Barueri, também chove leve.


Essas chuvas estão com deslocamento de noroeste para sudeste. Não chovia em São Paulo desde o dia 5 de junho, portanto, 28 dias de tempo seco e com baixa umidade do ar, segundo dados do CGE da Prefeitura de São Paulo. A média de chuva esperada para o mês de julho é de 43,5mm. 


Nas próximas horas as chuvas devem permanecer na Capital paulista atuando com variação de intensidade. De acordo com dados parciais do CGE da Prefeitura de São Paulo, até às 10h42 havia chovido 27,7mm em São Paulo.


MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELA REDE TELEMÉTRICA DO ALTO-TIETÊ:


Córrego Água Espraiada - Cabeceira - 20,8mm

Rio Pinheiros - Ponte Cid. Universitária - 19,5mm

Córrego Água Espraiada - 19,2mm

Rio Aricanduva - Foz - Rua Alfredo Frazão - 17,0mm

Córrego Rincão - Montante do Piscinão - 15,8mm


MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS DO CGE:


Freguesia do Ò - 20,5mm

Jabaquara - 19,8mm

Santo Amaro - 19,2mm

Butantã - 18,8mm

Pinheiros - 18,6mm


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas;


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


O tempo mudou em São Paulo com a chegada de uma frente fria. O sistema trouxe chuva moderada desde o início da madrugada e deve atuar ao longo do dia, provocando a formação de alagamentos. As temperaturas despescam na Capital paulista nos próximos dias, inclusive com expectativa de recorde de temperatura mínima.


A chuva continua na sexta-feira (05), inclusive na madrugada e se prolongam pelo menos até o fim da tarde, quando as precipitações começam a se afastar da Capital paulista. Temperatura mínima de 11°C e máxima de apenas 15°C. O ar frio polar ingressa e se potencializa com os ventos de sul/sudeste. Os índices de umidade do ar seguem elevados e acima dos 60%. O frio chega mesmo a partir da madrugada de sábado (06), quando os termômetros devem registrar valores médios em torno dos 6°C, com expectativa de novo recorde de temperatura mínima para a Capital paulista.


Com o afastamento da frente fria, o sábado (06) amanhece gelado em São Paulo. Sol entre poucas nuvens e termômetros na casa dos 6°C. A temperatura máxima não deve superar os 15°C e a sensação de frio será potencializada em função do ar frio polar e dos ventos que sopram do quadrante sul/sudeste. Nos bairros mais afastados e próximos de serra os termômetros devem registrar temperaturas mais baixas do que a média da Cidade. O dia vai terminar sem previsão de chuvas.