Notícias

Céu com poucas nuvens e temperaturas em rápida elevação em SP

14/07/2019 09:49 - Domingo

No geral, a madrugada deste domingo (14) foi menos fria, com termômetros em média aferindo 11,4°C, mas com temperaturas menores nas regiões mais afastadas e próximos de serras. Em Eng. Marsilac e Capela do Socorro, ambas na Zona Sul da Cidade, os termômetros registraram 6,3°C e 7,0°C, respectivamente. Em São Mateus, na Zona Leste fez 8,8°C. A máxima hoje chega aos 27°C e os índices de umidade do ar devem girar em torno dos 30% e até ligeiramente abaixo deste valor nas horas de maior aquecimento. No final da tarde, aumento de nebulosidade, mas sem previsão de chuvas. O dia será marcado também pela maior intensidade dos ventos em relação aos dias anteriores, em função da aproximação de uma frente fria que irá se aproximar do estado do Paraná neste domingo (14). 

Como informação adicional, hoje faz nove dias que não chove em São Paulo e, por conta disso, a qualidade do ar está ruim na maioria dos bairros da Cidade. Em julho, a média de dias com chuva na Capital paulista é de sete dias e até agora choveu apenas em dois dias, gerando um acumulado médio de 91,4mm, o suficiente para superar a média do mês que é de 43,5mm em 110%.  

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A massa de ar seco sobre o Sudeste continua garantindo tempo aberto e sem chuvas neste Domingo (14). Uma frente fria de fraca intensidade no sul do Brasil muda um pouco esse panorama a partir do final da segunda-feira (15), principalmente no leste paulista, que inclui a Capital e RMSP. O sistema deve passar rapidamente, provocando apenas chuviscos e chuva fraca intermitente entre a segunda-feira (15) e a terça-feira (16). A massa de ar frio na retaguarda do sistema irá provocar novo declínio das temperaturas a partir da quarta-feira (17), porém menos intensa do que a anterior, onde houve recorde de temperatura mínima na Capital paulista.

O amanhecer de segunda-feira (15) será com sol entre poucas nuvens, temperatura média na madrugada por volta dos 14°C e máxima chegando aos 23°C nas horas de maior aquecimento. Os percentuais de umidade se elevam um pouco mais em função da maior quantidade de nuvens a partir do período da tarde. Os menores valores devem oscilar em torno dos 45%. No fim do dia a expectativa é de chuva isolada, mas com baixo potencial para a formação de alagamentos em São Paulo.

A madrugada de terça-feira (16) será marcada por muitas nuvens, chuviscos e chuvas fracas intermitentes, mas que perdem força a partir da tarde. O céu permanecerá nublado a encoberto e com diminuição gradual das temperaturas. Mínima de 13°C e máxima em torno dos 18°C. A umidade do ar se eleva um pouco mais com os menores valores acima dos 60%. Mesmo com precipitação fraca, a qualidade do ar deve melhorar temporariamente nos primeiros dias da próxima semana.